sábado, 24 de março de 2012

Em breve em Piabetá: Restaurante Cidadão

O que são os Restaurantes Populares?

Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis, para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e que devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes (comentário: deve ser por isso que vai ser construído aqui no Sexto Distrito).

Os Restaurantes Populares além da atividade de produção e distribuição de refeições, devem desenvolver outras atividades de desenvolvimento social e geração de emprego e renda, caracterizando-se como uma estrutura multifuncional dentro da perspectiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

 Quais os objetivos do Programa Restaurante Popular?

• Apoiar a implantação e modernização de restaurantes púbicos populares geridos pelo setor público municipal/estadual, visando à ampliação de oferta de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis, reduzindo assim, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar.
• Apoiar a construção, reforma e adaptação das instalações prediais;
• Apoiar a aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos;
• Apoiar a capacitação das equipes de trabalho;
• Apoiar a formação de profissionais, na área de gastronomia, que desempenhem atividades básicas de um restaurante;
• Apoiar a difusão dos conceitos de educação alimentar e sua aplicação.

Qual é o público-alvo?

O público beneficiário dos restaurantes são trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

 Como participar do programa Restaurantes Populares?

Os Estados, Distrito Federal e Municípios interessados na parceria para implantação do programa devem participar do processo de seleção, atendendo aos critérios estabelecidos no manual do programa e em edital publicado anualmente no Diário Oficial da União.

A gestão dos Restaurantes Populares é responsabilidade do poder público local, e a produção mínima estimada para um equipamento desta natureza é de mil refeições diárias, no horário do almoço, por, no mínimo, cinco dias por semana.

Para a implantação dos Restaurantes há a contra partida obrigatória nos convênios e contratos de repasse. Esclarecemos ainda que os entes beneficiados assumem a manutenção do equipamento público.

O Restaurante Popular será construído em cerca de oito meses, segundo o Governo Estadual, na Rua Guarani, no antigo "Rafa's" (desculpem, mas não sei se está escrito corretamente, pois eu nunca vi em nenhum local escrito o nome da antiga casa de shows).
Fotos do dia: 24 de março de 2012
























Novas imagens 15/04/2012

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome

2 comentários:

  1. Parece que as obras ainda não começaram.

    ResponderExcluir
  2. Funcionários da Prefeitura estão cortando a árvore que fica na parte da frente do terreno.

    ResponderExcluir