sábado, 14 de julho de 2012

SEGURO-DESEMPREGO: A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (16/07), SETRAB IRÁ ENCAMINHAR TRABALHADORES A CURSOS DE QUALIFICAÇÃO


Atendendo determinação do Mistério do Trabalho e Renda (MTE), a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) iniciará nos postos do Sine, a partir do dia 16 de julho, as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), direcionadas ao trabalhador requerente do seguro-desemprego. Ao dar entrada a este serviço, o cidadão terá direito à Bolsa-Formação, que irá oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) - mais conhecido como qualificação profissional – de curta duração (carga mínima de 160 horas, sendo realizados em período máximo de quatro horas diárias, preferencialmente diurnos), sem custo algum.

O programa tem como objetivo principal expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população, atingindo, principalmente, as pessoas com vulnerabilidade social. Neste caso, além de manter o seu benefício, o trabalhador terá direito a gratuidade no curso, alimentação, transporte e material escolar. Após a conclusão, o cidadão estará apto a uma nova inserção profissional.

Como funciona - Ao requerer o seguro-desemprego, o trabalhador será automaticamente inscrito no processo de qualificação profissional e, no próprio posto do Sine, obterá a informação de quais cursos estão sendo ofertados (veja abaixo alguns exemplos) e aonde poderão fazê-los – Sesi, Senac e as instituições estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Caso rejeite esta opção, ele terá o seu seguro-desemprego suspenso, salvo em algumas situações: 1) se estiver solicitando o benefício pela primeira vez; 2) se estiver recebendo a última parcela deste benefício; 3) ou caso esteja participando de outro curso de qualificação profissional, reconhecido pelo MEC e com a mesma carga horária ou superior (sendo necessária apresentar sua comprovação da instituição de ensino).

Prioridade é reinserir trabalhador no mercado - Como estudos do mercado de trabalho comprovam que profissional qualificado tem mais chance de uma reinserção, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Paulo Novaes, reforça aos trabalhadores que procurem as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para que entrem de imediato neste programa.

“Por ser prioridade recolocar o cidadão no mercado de trabalho, esta ferramenta do Bolsa-Formação vai ajudar e muito as empresas terem uma mão de obra mais qualificada, justamente para manter o funcionário por mais tempo”, afirma Paulo Novaes.

Os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone (21) 2332-9999 ou mesmo pesquisar pelo portal da Setrab os postos mais próximos da sua residência.

Exemplos dos cursos que serão disponibilizados:

Almoxarife;
Auxiliar Administrativo;
Auxiliar de Crédito e Cobrança;
Auxiliar de Faturamento;
Agente de Informações turísticas;
Costureiro;
Ilustrador;
Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais;
Padeiro;
Pedreiros de Alvenaria;
Auxiliar de Tesouraria;
Balconista de Farmácia;
Camareira em Meios de Hospedagem;
Operador de Caixa;
Recepcionista.

5 comentários:

  1. eu vou da entrada no seguro desemprego mes q vem em abril ,ainda vou ter direito a esses cursos? pois so vai começar a valer aparti de julho.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ,sou moradora no parque santana e gostaria de saber qual o telefone do Min.do Trab aí em cima da rodoviária em piabetá,pra agendar pra tirar a carteira de trabalho .Aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Sabe me informar se está aberto aí em Piabeta?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber se o Cine aí de Piabetá está funcionando? Preciso dar entrada no seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, eu estou tendo problemas para dar entrada no auxílio desemprego por divergência no nome da minha mãe , como faço para regularizar e consegui da entrada ?

    ResponderExcluir