quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Site da Prefeitura: Implantação da Coleta Seletiva inicia em outubro no 6º distrito de Magé


As equipes do INEA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da CooperAÇÃO Bongaba (cooperativa de catadores de material reciclável) se reuniram na última segunda-feira (24) para discutir as rotas e esquemas técnicos para a primeira fase do processo de implementação da Coleta Seletiva em Magé.
Com início das atividades previsto para a segunda semana de outubro, a fase experimental do projeto será realizada em conjunto a partir da conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância da coleta seletiva e da participação de todos para reduzir os impactos ambientais. “No dia primeiro de outubro será realizada a oficina de capacitação dos agentes multiplicadores que farão parte das equipes que visitarão os moradores porta-a-porta, assim como também irão até as escolas e associações com palestras para mobilizar a população”, explicou Leandro Vidal, profissional da equipe técnica da SMMA.
 Após receber as instruções sobre como separar o material para reciclagem e preparar para o descarte, os moradores receberão a visita semanal dos catadores que são os responsáveis por dar o destino correto aos produtos. Nesta primeira fase certa de 20 bairros serão contemplados com o projeto da coleta seletiva.
Desde o ínicio de 2012, diversas ações de conscientização e estratégias para implementar a Coleta Seletiva são realizadas no município. Profissionais do INEA realizaram, em janeiro, uma palestra explicativa sobre o Projeto Coleta Seletiva Solidária (PCCS). Afim de integrar o projeto e formar multiplicadores da ideia através da educação ambiente, as diretoras das unidades escolares da rede municipal de ensino também tiveram a oportunidade de conhecer o PCCS, em agosto, reforçando o objetivo de implementar o programa a partir do trabalho conjunto, conforme destaca Claudio Furtado, secretário de Meio Ambiente. “Na verdade todo esse processo, é para unir forças, o nosso objetivo é reduzir os resíduos que jogados no nosso aterro [a Central de Tratamento de Resíduos, em Bongaba, bairro do 6º distrito de Magé], e colocar esse projeto dentro das escolas é fundamental pois elas são o nosso futuro, e é extremamente importante que elas tenham consciência da preservação do meio ambiente, através de ações como essas”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário