segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Site da Prefeitura: Programa de prevenção de desastres naturais avança em Magé


Agentes da Defesa Civil mageense se uniram a Guarda Ambiental e aos agentes de saúde para visitar as principais áreas de risco e realizar o mapeamento dos pontos críticos no sexto distrito. A ação faz parte do Programa de Prevenção e Preparação para Desastres, um planejamento inédito no município que tem objetivo de estabelecer um banco de dados para casos de desastres naturais e que a população seja atendida em situações de risco.
Nesse primeiro momento são levantados todos os dados dos moradores como nome, idade, quantidade de pessoas que vivem nas casas, condições médicas, se são usuários de medicamentos ou possuem doenças crônicas para formar um cadastro que no caso de emergência, as pessoas serão encaminhadas aos abrigos e receberão total suporte e atenção, segundo Gilber Câmara, coordenador municipal de Defesa Civil.
Ele ainda explica que o mapeamento, iniciado há três meses na região de Santo Aleixo e Andorinhas no segundo distrito, e que já chegou ao sexto distrito de Magé  (Piabetá) deve durar até o final de outubro. “Estamos priorizando as áreas que apresentam maior risco, onde já ocorreram outros episódios. Após o sexto distrito vamos seguir para Mauá, Suruí e finalizar em Magé onde as ocorrências são mais relacionadas aos alagamentos”, detalhou.

Defesa Civil anuncia que NUDECs serão implantados até o final do ano
O mapeamento é apenas uma parte do Programa de Prevenção e Preparação para Desastres que os municípios devem ter para que em casos de desastres naturais, como deslizamentos, a população seja atendida ou previna acidentes se retirando em direção aos abrigos municipais.
O próximo passo é a formação dos NUDECs, os Núcleos Comunitários de Defesa Civil, onde em conjunto com as Associações de Moradores locais desenvolvidos um processo de orientação permanente junto à população, tem como principal objetivo a prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade dos municípios. “A implantação será a partir da segunda quinzena de outubro e o primeiro NUDEC será no Morro do Sertão, em Santo Aleixo, com a capacitação da população local e a instalação de pluviômetros para monitoramento do volume de água. Posteriormente vamos formar os núcleos em outros pontos da cidade”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário