quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Site da Prefeitura: Coleta Seletiva: agentes passam por capacitação na SMMA


Membros das secretarias de Educação e Cultura (SMEC), Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), Meio Ambiente (SMMA), Defesa Civil, membros da CooperAção Bongaba (de catadores de material reciclável) e Guardas Ambientais participaram da capacitação sobre o Projeto Coleta Seletiva Solidária (PCCS) realizada pela equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na sede da SMMA em Santa Dalila, na tarde desta terça-feira (2).
Nilmar Magalhães, da equipe de Gerência de Educação Ambiental do INEA, apresentou os objetivos do projeto estadual e conceitos sobre meio ambiente, os tipos de materiais que podem ser destinados à reciclagem, além de técnicas de abordagem para que os agentes multiplicadores que vão às ruas conscientizar e repassar informações à população sobre a preparação do material descartado para entregar ao catador no dia da coleta. “Vocês vão sensibilizar e conscientizar no porta-a-porta. Contar aos moradores que o serviço da Coleta Seletiva estará disponível para a comunidade e explicar como eles podem contribuir”, explicou.
 O profissional do INEA também ressaltou a responsabilidade compartilhada entre poder público, comerciantes e a população. “Com o decreto da Política Nacional de Resíduos Sólidos foi firmado conceito de Responsabilidade Compartilhada, com diferentes linhas de ação e a união de esforços por parte do Poder Público que está implantando o serviço; os comerciantes, ao colaborar com a logística reversa ou seja, fazer com que o ponto de venda seja também um receptor que encaminha o material que resta, após o consumo, ao destino final adequado e também os consumidores (a população) que separa o material reciclável e repassa aos catadores que, através das cooperativas, repassam às empresas que reaproveitam os produtos. Essa cadeia gera emprego e renda aos cooperados e reduz os impactos ambientais.
Nas próximas semanas, os agentes que participaram da capacitação vão às ruas, nas rotas onde inicialmente o projeto vai se instalar em caráter experimental, realizar a abordagem porta-a-porta levando as informações sobre a Coleta Seletiva e como os moradores podem separar os materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário