sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TRE-RJ monta esquema de segurança contra crime de boca de urna - "Tolerância zero"

Em reunião com os juízes e chefes dos cartórios das 249 zonas eleitorais do Estado, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, anunciou a política de tolerância zero contra o crime de boca de urna. "Os maus políticos que apostarem nessas irregularidades vão ter uma triste surpresa", alertou. Ao expor o planejamento geral da segurança, o desembargador Zveiter recomendou que os juízes comandem a repressão já no início da madrugada do dia 7. "Terá um valor simbólico. Quando virem que a repressão é efetiva e dura, eles vão se intimidar", previu. Qualquer tipo de propaganda eleitoral é proibida após as 22h do sábado, dia 6.
Um efetivo de pelo menos 50 mil homens vai garantir a segurança no domingo da votação, entre policiais civis, militares, federais e rodoviários, bombeiros e militares das tropas federais. Além do patrulhamento ostensivo, o TRE-RJ planeja incursões nos locais onde historicamente registram-se violações à legislação eleitoral. A Marinha e o Exército vão estar presentes em comunidades da capital e nas cidades de Itaboraí, Cabo Frio, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Magé e Macaé. Nos 92 municípios do Estado, o TRE-RJ vai manter Centros de Abrigamento, locais para detenção de cabos eleitorais e políticos flagrados ao cometer o crime de boca de urna.

O município do Rio de Janeiro terá cinco desses locais de detenção, que vão funcionar no Maracanãzinho, Olaria Atlético Clube, Madureira Esporte Clube, Centro de Treinamento de Judô Brasil Vale Ouro (Vila Militar), e na Vila Olímplica Oscar Schmidt, no bairro de Santa Cruz. Uma vez lavrado o termo da ocorrência do delito, o material irregular recolhido vai ser destruído e os detidos serão encaminhados à Delegacia, para abertura do inquérito. "O nosso rigor vai ser grande, por isso, a expectativa é de que teremos uma clientela grande", brincou o desembargador Zveiter.

O presidente do TRE-RJ deu ainda grande ênfase à proibição de portar celulares nas cabines de votação. "Em todos os locais de votação haverá um policial e um bombeiro, que vão dar suporte aos mesários", explicou o desembargador Zveiter. "Se alguém desobedecer a ordem de entregar o aparelho, o mesário deve chamar o policial e dar voz de prisão ao eleitor", orientou. Em todas as seções eleitorais vai haver mesários dos sexos feminino e masculino. Trata-se de uma precaução, para os casos em que os mesários precisem revistar eleitores.

No final do encontro, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter lembrou que, nestas eleições, a comunidade internacional vai estar de olhos voltados para o Rio de Janeiro, palco de grandes eventos nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. "Vamos fazer uma eleição com ordem, tranquilidade para o povo, celeridade e eficiência. A Justiça Eleitoral vai demonstrar, pelo exemplo, a capacidade empreendedora do povo do Rio de Janeiro", disse.

Entre as autoridades presentes na reunião, estiveram a vice-presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, o corregedor regional eleitoral, juiz Antonio Augusto Gaspar, o responsável pela fiscalização da propaganda no Rio de Janeiro, juiz Luiz Fernando Pinto, o Almirante Zuccaro, da Marinha do Brasil, o superintendente da PF, Valmir Lemos, o superintendente da PRF, Alexandre Bueno, o comandante geral da PMERJ, coronel Erir Ribeiro, o assessor de segurança da SSP, coronel Sérgio e o sub-secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Jerri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário