terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mascote da Copa 2014: Fuleco




'FULECO' É O NOME ESCOLHIDO PARA TATU-BOLA MASCOTE DA COPA-2014

NOME QUE MISTURA AS PALAVRAS FUTEBOL E ECOLOGIA RECEBEU 48% DOS VOTOS

O tatu-bola Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)
Mas convenhamos está mais para “fuleiro” mesmo, que não é a soma de nada e significa coisa ou pessoa de baixa qualidade.

O tatu-bola anunciado em setembro como mascote da Copa do Mundo de 2014 agora tem nome: vai se chamar Fuleco. O nome - uma mistura das palavras futebol e ecologia -  foi escolhido em votação na internet e foi o preferido para 48% dos 1,7 milhão de votos recebidos pelo site da federação. Os internautas podiam votar ainda nas opções Zuzeco (junção de azul e ecologia), que recebeu 31% dos votos, e Amijubi (amizade e júbilo), que foi responsável por 18% dos votos.

A ideia de escolher o tatu-bola para ser representado no mascote é excelente, afinal é um animal da nossa fauna e tem tudo a ver com futebol e coisa tal. Por que não usar “Ronaldo”? Fazendo a alusão ao maior goleador de todas as Copas: o brasileiro Ronaldo Nazário de Lima, que foi um fenômeno nos campos e nas refeições e tem o formato de uma “redonda”.
O que frustra nisso tudo é que existem pessoas que trabalham muito para criar nomes como Fuleco, Amijubi e Zuzeco, quando na verdade o melhor está nas coisas simples.
Infelizmente uma campanha nas redes sociais para que nenhum nome desses fosse escolhido fracassou, Boladinho é bem melhor. Agora é torcer para que o Fuleco seja campeão em 2014 ou ele será o mascote de um fracasso nacional.

Um comentário:

  1. Concordo com o comentário e digo mais:

    - Exatamente hoje, "Páscoa", descobri que o significado da palavra "fuleco" vem lá dos idos
    da escravidão brasileira pelos tempos do Império Português,entre os então escravos, reportando-se a
    uma expressão absolutamente desagradável ( me recuso a escrevê-la - pesquisem... ).
    Certamente nossos visitantes e outras milhares de pessoas já sabem desta "duplicidade de significados " que, diga-se de passagem, é o real significado. O que fizeram , foi "adequar" , transformando a palavra em "outro nome"...
    A idéia é boa em relação ao logo; o nome, um desastre além de soar mal, como se fosse gíria, mas denegrindo mesmo!
    Lamentável e feio, muito feio de todo jeito o tal nome.

    ResponderExcluir