sábado, 31 de março de 2012

Direto do site da Prefeitura

Prefeitura de Magé inaugura Centro de Fisioterapia em Mauá 

 Moradores do quinto distrito não precisarão mais se deslocar para Magé ou outros bairros para fazer o tratamento de fisioterapia. Pela primeira vez, Mauá dispõe de um centro, equipado, com profissionais e capacidade para atender de 40 a 80 pessoas por dia, podendo totalizar até 600 atendimentos por mês, funcionando de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
A inauguração aconteceu nesta sexta-feira, 30 de março, e contou com a presença do prefeito Nestor Vidal, vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde e moradores da região. 

A aposentada Helena da Silva dos Santos, 82 anos, é uma das pacientes que será beneficiada pelo Centro de Fisioterapia. A moradora da Cidade Naval falou sobre as vantagens do centro: “Eu tenho reumatismo e osteoporose, e estava com muita dificuldade para conseguir fazer fisioterapia. Consegui a vaga para fazer em Magé mas ainda assim ficava difícil para mim. Agora eu vou poder usar meu passe, pegar um ônibus e chegar aqui bem rápido para fazer a minha fisioterapia” explicou dona Helena.
Catarina Pereira Carneiro, 69 anos, além da necessidade de fisioterapia por causa da coluna, sofre de falta de ar causada por um problema pulmonar, conta que chegava a Magé com falta de ar: “Eu ia para Magé fazer a fisioterapia e de ônibus demorava muito, chegava lá com falta de ar e a fisioterapeuta esperava que eu me reestabelecesse para começar o tratamento. Agora posso vir a pé, por que moro aqui perto. Está muito melhor.” disse a aposentada.

O Centro de Fisioterapia é a terceira conquista do quinto distrito em menos de seis meses. O exame de RaioX 24 horas, e o ambulatório de ortopedia foram os primeiros a serem implantados, agora depois do Centro de Fisioterapia os próximos passos serão o laboratório 24 horas e o Centro de Especialidades Odontológicas que começarão a funcionar nas próximas semanas.

Será que o Sexto Distrito também vai ganhar um desses?

sexta-feira, 30 de março de 2012

A Hora do Planeta

No dia 31 de março de 2012 ocorre o evento global chamado 'A Hora do Planeta'. Sabia que além de governos e empresas, qualquer pessoa pode participar? Basta apagar todas as luzes do seu escritório e residência por 60 minutos, das 20h30 às 21h30. A intenção é conscientizar pessoas e organizações sobre os efeitos do aquecimento global.
A iniciativa é da WWF - 'World Wide Fund of Nature' ou 'Fundo Mundial para a Natureza', em português - e teve início em 2006, inaugurada por alguns moradores de Sydney, na Austrália. Hoje o evento conta com centenas de milhões de pessoas espalhadas em mais de 130 países.

O QUE É?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

QUANDO?
Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2012.

ONDE?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Para mais informações acesse: WWF Brasil
 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Chuva de cerca de 30 minutos alaga Piabetá

Ontem, 28 de março, choveu muito em Piabetá, várias ruas foram alagadas. O centro de Piabetá é muito movimentado, e quanto mais gente mais lixo nas ruas. Todos sabem que a rede de esgoto é atinga e não tem suporte para aguentar a quantidade de residências e estabelecimentos comerciais que cresce constantemente. Isso gera consequências visíveis em dias de chuva forte: enchentes. Muitos bairros do Sexto Distrito sofrem com esse problema, toda vez que chove, alaga. Vila Inhomirim é chuva forte não combinam - graças aos nossos queridos governantes. E temos outro problema as encostas, em breve mostraremos com detalhes o que aconteceu e está acontecendo com as famílias que perderam suas casas ou foram interditadas em dezembro de 2009.
Para ver o vídeo original: Enchente em Piabetá
Fotos do dia 28 de março de 2012.
A rua Brasil no dia de chuva:
Rua Brasil - ao lado da Casa Lotérica
Entrou água em várias lojas

Até a esquina da Avenida Santos Dumont encheu
Mesmo com o perigo alguns moradores se arriscaram na água suja
Todo vez que chove acontece isso

terça-feira, 27 de março de 2012

Direto do site da Prefeitura

Assinado termo de cooperação técnica para reativar ferrovia histórica

O prefeito Nestor Vidal assinou o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de parcerias para reativar a Estrada de Ferro que liga a cidade do Rio à região serrana do estado. O acordo foi firmado entre o governo municipal de Magé, a Secretaria estadual de Transportes (SETRANS), representada pelo secretário Julio Lopes, e a Prefeitura de Petrópolis, representado pelo prefeito Paulo Mustrangi, no Museu Imperial durante o seminário ‘O Brasil de volta aos trilhos’.
A partir desta parceria terá início a fase de elaboração de projetos e a captação de recursos para que seja viável a reativação da Estada de Ferro Príncipe do Grão Pará que no percurso pelo município de Magé, originou a criação da estação da Guia de Pacobaíba que também deu nome ao distrito, mais conhecido como Mauá.
Vidal destacou o avanço do município neste curto período de gestão. “Magé está vivendo um processo acelerado rumo ao desenvolvimento, a assinatura desse documento e a reativação da ferrovia impulsiona o turismo local e é funcional para a população das três cidades (Rio – Magé – Petrópolis) com a redução no tempo de viagem”, ressaltou o prefeito.
Magé e a primeira ferrovia do país
A primeira estrada de ferro do Brasil, terceira da América Latina passa por Magé, e foi inaugurada por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde Mauá, em 30 de abril de 1854. No quinto distrito, Mauá, é possível encontrar a estação da Guia de Pacobaíba, o píer e a casa de vigia do local por onde passaram ilustres figuras da história nacional. O local era ponto de transbordo para a Família Imperial quando vinha do Rio de Janeiro para passar os verões em Petrópolis.

Direto do site da Prefeitura

Essa obra demorou até demais pra ser feita

Obras emergenciais na rede pluvial em Piabetá

Funcionários da secretaria municipal de obras estão realizando reparos emergenciais na rede de escoamento das águas de pluviais num trecho na Rua Olívio de Matos, em Piabetá. O objetivo é conter os bolsões de água que se formam no local nos períodos de chuva. Segundo o secretário, Robson de Abreu, as obras tem extensão de 75 metros na altura da Rua Fortaleza, foi feita a drenagem no centro da pista e estão sendo colocadas tubulações de 600 milímetros para desviar o fluxo em direção a galeria de águas pluviais já existente no local. O trânsito foi desviado na área paralela à ferrovia e o prazo de conclusão é até o final desta semana.

 Correção essa obra é na Vila Carvalho, próximo as ruas Belo Horizonte e Fortaleza. 
Períodos de chuva nada. Qualquer hora/dia que chovesse a Rua Prefeito Olívio Matos, na esquina da Rua Fortaleza e em outros trechos da via, formava-se piscinões, a via parecia um rio.
 

Boa notícia para os futuros trabalhadores

 Carteira de Trabalho

Nesta sexta-feira, 30 de março, a Secretaria de Trabalho e Renda em Piabetá (no Primeiro Módulo da Rodoviária) começará a emitir Carteira de Trabalho. E dentro de 3 meses o SINE começará a funcionar, mas quem precisar antes pode ir no Centro de Magé, ao lado do Banco do Brasil em frente a Praça Nilo Peçanha (Prefeitura).
Para a emissão da Carteira de Trabalho é necessário levar:
1 foto 3X4 e Carteira de Identidade

O SINE

Sistema Nacional de Emprego

O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.
A principal finalidade do SINE, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.
 A Lei nº 8.019, de 11.4.90, que altera a Lei nº 7.998/90, estabelece no art.13 que as ações do Programa do Seguro-Desemprego serão executadas, prioritariamente, em articulação com os estados e municípios, por intermédio do Sistema Nacional de Emprego, isto é, o mencionado principio da descentralização. Estas podem ser resumidas da seguinte forma:
  • Seguro-Desemprego
  • Intermediação de Mão-de-Obra
  • Apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda
Na verdade, parte dos recursos para o custeio do Sine, especialmente os relativos ao pagamento de seus funcionários, são provenientes de contrapartida das Unidades da Federação.
Para mais informações: Prefeitura de Magé, Ministério do Trabalho e Emprego

segunda-feira, 26 de março de 2012

BR-116 / Rodovia Santos Dumont / Rio-Magé / Rio-Teresópolis

O trecho da BR-116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba) administrado pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) tem 142,5 quilômetros e abrange a região onde estão os municípios de Duque de Caxias (a partir do entroncamento com a BR-040/RJ), Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia, indo até a divisa com Minas Gerais, próximo à cidade de Além Paraíba. 
 A rodovia também é a única rota, a partir da cidade do Rio de Janeiro, para se contornar a Baia de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos, ao Norte do estado e às regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Entre os seus atrativos, destaca-se o PARNASO - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - um dos mais antigos e visitados parques do Brasil. Com 70 anos de existência, o PARNASO se consolida como centro de estudos da biodiversidade da região, sendo a unidade de conservação com o maior número de pesquisas em andamento do País.
O trecho sob a concessão da CRT está incluído no segmento da BR-116 denominado "Rodovia Santos Dumont", que se inicia no km-0, em Fortaleza, no estado do Ceará, mantendo esta denominação até o km-144,5, no entroncamento com a BR-040, no Estado do Rio de Janeiro (final do trecho concedido à CRT).
Esta homenagem foi promulgada pela Lei nº 11.363, de 23 de outubro de 2006, data em que se comemora o Centenário do vôo do 14-Bis. Santos Dumont foi o primeiro aeronauta do mundo a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a realizar o primeiro vôo homologado em um aparelho mais pesado que o ar, usando apenas os meios do próprio avião.
Ao longo da via, 40,4 quilômetros são de pistas duplas, na Baixada Fluminense; 14 quilômetros de pistas simples, na Serra dos Órgãos e outros 88 quilômetros de pistas simples, entre Teresópolis e Além Paraíba.
Na Rio-Teresópolis-Além Paraíba estão em funcionamento três praças de pedágio, sendo uma principal, a Engenheiro Pierre Berman, no km-133,5, em Piabetá, e duas auxiliares, nas localidades de Santa Guilhermina (km-122) e Santo Aleixo (km-114).
A concessionária mantém três Bases Operacionais nos quilômetros 133,5 (Piabetá), 104,5 (Guapimirim) e 41 (BOP- Base Operacional de Águas Quentes).
 Nosso Distrito tem dois acessos pela Rodovia, um pelo Distrito de Imbariê - Duque de Caxias e outro pela Avenida Santos Dumont em Bongaba. A rodovia também serve como a principal rota para ir ao Centro/Magé.

CALENDÁRIOS DE VACINAÇÃO

O Calendário de vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.  Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública. Confira abaixo os três calendários de vacinação:
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Cadastramento Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde


      O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência.
      Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.
       O Cadastramento permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. A realização de um cadastramento domiciliar de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção dessa base cadastral atualizada, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais (educação, trabalho, assistência social, tributos etc.) nos diversos níveis do governo.
       O Cadastramento Nacional tem diversas outras vantagens, como representar um esforço de integração entre as informações para a organização básica e aquelas a serem utilizadas para a emissão de números de identificação necessários na implantação do Cartão Nacional de Saúde. Para a atenção básica, esse formato de cadastramento tem também várias vantagens.
Os hospitais e postos de saúde públicos não estão atendendo sem a apresentação do cartão do SUS .E, em junho, os privados não atenderão sem esse cartão. 

 Para retirá-lo vá ao Hospital Municipal de Piabetá, levando os documentos (RG ou certidão de nascimento para menores sem RG, CPF e comprovante de residência) do futuro dono do cartão.

Prefeito Nestor Vidal escreve sobre as eleições

"Amigos, chegamos no ano das eleições municipais. Mais uma vez vamos testemunhar a mudança de hábitos de muitos políticos do nosso município. São vários tipos: tem os “desaparecidos” que reparecem como num piscar de olhos; tem os que não são “filhos” de Magé, mas que insistem em aparecer; tem os que nunca fizeram nada e que surgem cheios de promessas; tem os que acreditam que Magé é sua herança; tem os ficha-suja cuja esperança está em liminares, para que possam concorrer; tem aqueles que nos entregaram a terceiros causando um mal irreparável a integridade do município. Magé terá a grande oportunidade de decidir democraticamente o seu futuro, sem nenhuma interferência, apenas com idéias e propostas. Temos que ter em mente que o futuro será decidido este ano e devemos estar alertas pois atravessamos um momento histórico em nossa região. Boas oportunidades estão chegando e devemos estar preparados para recebê-las.
Um grande abraço a todos,
Nestor Vidal"


domingo, 25 de março de 2012

Uma ótima opção para a violência no Estado do Rio de Janeiro

 Suécia está abolindo as cédulas de dinheiro
Com a utilização mais recorrente de transações eletrônicas, assaltos às agências bancárias têm diminuído. Foram registrados apenas 16 roubos em 2011.
Conforme matéria da Associated Press, reproduzida no site Yahoo! News, a Suécia está abolindo aos poucos o uso de cédulas de dinheiro. De acordo com a publicação, o país foi a primeira nação europeia a introduzir notas como moeda corrente em 1661. Agora, os suecos querem ser pioneiros também na adoção de métodos de pagamentos online.
Na maioria das cidades suecas, os transportes públicos não aceitam mais dinheiro. As passagens são pré-pagas ou adquiridas por meio de mensagens de textos enviadas pelo celular. Uma pequena parcela das empresas, que está em crescimento acelerado, só aceita pagamentos efetuados com cartões de débito e crédito.
Além disso, até mesmo algumas agências bancárias pararam de lidar com notas, focando seus serviços apenas em transações eletrônicas. Qual o resultado desse “boicote” às cédulas? O número de assaltos aos bancos da Suécia caiu de 110 em 2008 para 16 durante o ano de 2011. Os roubos aos serviços de transportes de valores também apresentaram uma redução considerável.

sábado, 24 de março de 2012

Bilhete Único Intermunicipal

O Bilhete Único é benefício tarifário, com redução das tarifas praticadas nos serviços de transporte intermunicipal, para ser utilizada em no máximo 3:00h (três horas), com 01 transbordo e com valor de tarifa fixado em R$ 6,50 (estas regras são válidas também para todos os cartões RioCard que optarem pelo Bilhete Único) . Quando se tratar de linha ou serviço intermunicipal com valor superior a R$ 6,50, será debitado do cartão o valor máximo de R$ 6,50 mesmo que não haja integração.
Mas também pode ser utilizado nas linhas municipais, por exemplo,  a empresa de ônibus de nosso município aceita o cartão e se utilizado para ir para Magé (ou qualquer outro local) será cobrado o valor normal da passagem de R$3,40 (e R$3,00 para alguns bairros). Esse cartão facilita suas viagens, você não precisar sair de casa com muito dinheiro, seria necessário levar só de R$3,40 ou R$6,80 de reserva caso dê um problema na máquina do ônibus.
Pode ser utilizado em:  ônibus municipal e intermunicipal, trem, metrô, barcas e vans intermunicipal.
A RioCard tem uma loja em Piabetá, onde é possível fazer recargas no autoatendimento com notas de R$ 10, 20, 50 ou 100, adquirir um cartão e ver o saldo.
A loja fica na Rua Eduardina de Miranda Telles, 76 - loja 13 - Centro Comercial de Piabetá,  atrás do Hospital Municipal de Piabetá e ao lado da Alveda Técidos.
Funcionamento: Seg. a Qui. das 8h às 18h - Sexta, 8h às 17h - Sábado, 9h às 13h.

Pode ser adquirido das seguintes formas:
1) Posto de Cadastramento
Adquirido com carga mínima de R$ 6,50 (obrigatório).
O cartão é cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra.
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro.
2) Lojas RioCard
Adquirido com carga mínima de R$ 6,50 (obrigatório).
O cartão é cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra.
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro.
*Para cadastro realizado na loja RioCard ou posto de cadastramento, o usuário deverá obrigatoriamente apresentar comprovante de residência em nome do próprio. Será aceito comprovante em nome de terceiros, apenas para os casos de menor de 18 anos, com apresentação do comprovante em nome do pai, mãe ou representante legal.
3) Site
Adquirido com carga mínima de R$ 6,50.
O cartão é cadastrado e associado ao CPF e personalizado ao usuário no ato da compra.
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro.
Fonte: RioCard

Em breve em Piabetá: Restaurante Cidadão

O que são os Restaurantes Populares?

Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis, para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e que devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes (comentário: deve ser por isso que vai ser construído aqui no Sexto Distrito).

Os Restaurantes Populares além da atividade de produção e distribuição de refeições, devem desenvolver outras atividades de desenvolvimento social e geração de emprego e renda, caracterizando-se como uma estrutura multifuncional dentro da perspectiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

 Quais os objetivos do Programa Restaurante Popular?

• Apoiar a implantação e modernização de restaurantes púbicos populares geridos pelo setor público municipal/estadual, visando à ampliação de oferta de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis, reduzindo assim, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar.
• Apoiar a construção, reforma e adaptação das instalações prediais;
• Apoiar a aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos;
• Apoiar a capacitação das equipes de trabalho;
• Apoiar a formação de profissionais, na área de gastronomia, que desempenhem atividades básicas de um restaurante;
• Apoiar a difusão dos conceitos de educação alimentar e sua aplicação.

Qual é o público-alvo?

O público beneficiário dos restaurantes são trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

 Como participar do programa Restaurantes Populares?

Os Estados, Distrito Federal e Municípios interessados na parceria para implantação do programa devem participar do processo de seleção, atendendo aos critérios estabelecidos no manual do programa e em edital publicado anualmente no Diário Oficial da União.

A gestão dos Restaurantes Populares é responsabilidade do poder público local, e a produção mínima estimada para um equipamento desta natureza é de mil refeições diárias, no horário do almoço, por, no mínimo, cinco dias por semana.

Para a implantação dos Restaurantes há a contra partida obrigatória nos convênios e contratos de repasse. Esclarecemos ainda que os entes beneficiados assumem a manutenção do equipamento público.

O Restaurante Popular será construído em cerca de oito meses, segundo o Governo Estadual, na Rua Guarani, no antigo "Rafa's" (desculpem, mas não sei se está escrito corretamente, pois eu nunca vi em nenhum local escrito o nome da antiga casa de shows).
Fotos do dia: 24 de março de 2012
























Novas imagens 15/04/2012

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome

sexta-feira, 23 de março de 2012

Direto do site da Prefeitura

Inscrições abertas para os cursos gratuitos do Prominp 

A Petrobras está recebendo as inscrições para os cursos gratuitos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás até o dia 12 de abril pelo site www.prominp.com.br. Ao todo serão 4.602 vagas oferecidas para todo o estado e 2.428 direcionadas para os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
As taxas de inscrição irão variar de acordo com o nível de ensino do candidato, básico, médio ou superior. Existe possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos portadores do Número de Identificação Social (NIS) e deverão atender as condições listadas no edital.

Os candidatos aprovados que não estiverem trabalhando durante o curso receberão R$300 para nível básico, R$600 para médio e técnico e R$900 para nível superior. De acordo com a Petrobras, a participação no curso não garante o emprego dos alunos, porém o nível de empregabilidade chega a 67,1%. Esses cursos são uma ótima oportunidade para os jovens dos municípios no entorno do COMPERJ, dando uma grande oportunidade no mercado de trabalho.

Magé no IFGF

Apesar da bagunça que se encontra o nosso querido município, ele não obteve uma nota ruim, ficou com conceito B (Boa Gestão).

Veja os dados de Itaguaí (o primeiro do Estado), de Carapebus (o último do Estado), da Capital (32°) e de Magé (58°):

 

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

RIO DE JANEIRO IFGF Receita Própria Pessoal
Média 0,6280 0,4003 0,6207



Investimentos Liquidez Custo da Dívida
0,6648 0,7541 0,7899



Itaguaí

Ranking Nacional: 44° (de 5.266 municípios) Ranking Estadual: 1° (de 84 municípios)
IFGF: 0,8294
Receita: 1,000
Gasto com Pessoal: 0,7337
Investimentos: 0,9136
Liquidez: 0,6381
Custo de Vida: 0,9018

Rio de Janeiro

Ranking Nacional: 1006° (de 5.266 municípios) Ranking Estadual: 32° (de 84 municípios)
IFGF: 0,6714
Receita: 1,000
Gasto com Pessoal: 0,5515
Investimentos: 0,6194
Liquidez: 0,8131
Custo de Vida: 0,0000

Magé

Ranking Nacional: 1917° (de 5.266 municípios) Ranking Estadual: 58° (de 86 municípios)
IFGF: 0,6000
Receita: 0,3825
Gasto com Pessoal: 0,5410
Investimentos: 0,4971
Liquidez: 0,8024
Custo de Vida: 0,9983

Carapebus

Ranking Nacional: 5.044° (de 5.266 municípios) Ranking Estadual: 84° (de 84 municípios)
IFGF: 0,2577
Receita: 0,0723
Gasto com Pessoal: 0,5091
Investimentos: 0,1611
Liquidez: 0,0000
Custo de Vida: 0,9068

Para comparar dados de outros municípios clique aqui. E para ver com detalhes acesse IFGF.

Fonte: IFGF





Pesquisa inédita da Firjan mede a qualidade da gestão fiscal de 5.266 municípios brasileiros

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal)  traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

 

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

Em sua estreia, o IFGF avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população. Dos 5.565 municípios do país, 297 não apresentaram seus dados fiscais ao Tesouro Nacional até o fechamento do trabalho, em setembro do ano passado. São 43 municípios da Bahia, 34 do Pará, 33 de Minas Gerais, 29 do Piauí, 23 do Maranhão, 22 de Goiás, oito do Rio de Janeiro, além de 105 de outros 19 estados brasileiros.

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Apesar de 2010 ter sido o ano de maior crescimento econômico do país desde 1986, o IFGF aponta que os municípios brasileiros estão, em média, em uma situação fiscal difícil. O índice Brasil atingiu 0,5321 pontos, influenciado pelo crítico desempenho do indicador de Receita Própria (0,2414 pontos), além da difícil situação retratada pelo IFGF Liquidez (0,5719) e pelo IFGF Gasto com Pessoal (0,5773).

A maioria dos municípios do estado do Rio de Janeiro foi avaliada em situação excelente ou boa no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. É o caso de 58 cidades fluminenses (69% dos municípios investigados). Entre os 500 maiores resultados do país, 14 são do estado e apenas um está entre os 500 piores desempenhos.

No topo do ranking estadual, os dez melhores municípios são, em ordem do primeiro para o décimo colocado: Itaguaí (0,8294); Rio das Ostras (0,8284); Piraí (0,8142); Saquarema (0,8053); Barra do Piraí (0,8030); Campos dos Goytacazes (0,7972); Macaé (0,7887); Volta Redonda (0,7773); Niterói (0,7547) e São José de Ubá (0,7530).

Na outra ponta do ranking, entre os dez piores resultados fluminenses, estão Cantagalo (0,5088); Valença (0,4905); Bom Jardim (0,4498); Mendes (0,4309); Petrópolis (0,4308); Itaocara (0,4224); Comendador Levy Gasparian (0,4208); Três Rios (0,4040); São Francisco de Itabapoana (0,3718) e Carapebus (0,2577), município que registrou o pior desempenho no estado do Rio.

Fonte: Firjan