segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trajeto feito pela primeira locomotiva a vapor do Brasil, em Magé, será reativado

28/04/12 11:15
 
A Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, fundada em 30 de abril de 1854, em Magé, na Estação Guia de Pacobaíba e cuja data de inauguração é comemorada até hoje, no dia do Aniversário da Baixada, será reativada. Amanhã, será lançado o "trilho fundamental", o pontapé inicial da obra de revitalização do trajeto, que representou um marco na história de desenvolvimento do país.
De presente, a cidade ganhará uma réplica da primeira locomotiva a vapor no Brasil, a "Baroneza", que circulou pela primeira vez, na inauguração da estrada de ferro, em 1854. O evento está previsto para às 9 horas, na estação Guia de Pacobaíba, em Magé.
A reprodução da Baroneza foi feita por Moyses Naime Neto, de 59 anos, um lanterneiro de carros apaixonado por locomotivas, que cresceu no meio dos ferroviários. Seu avô, Domingos Torres, era o maquinista de confiança do presidente:
— Se Getúlio Vargas precisasse percorrer a região sobre os trilhos, era o meu avô que ele chamava — conta orgulhoso.
Membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Moyses está na sua terceira réplica. Na primeira, ele reproduziu o veículo, a vapor, em que o avô trabalhava, e a vendeu para um hotel. O dinheiro o ajudou na compra da casa própria, em Caxias.
A segunda foi produzida para o filme "Mauá, o imperador e o rei".
— Com motor de Opala, a Baroneza do filme chegou a percorrer cerca de seis quilômetros — explica o lanterneiro.
Moyses levou seis meses para concluir a cópia da Baroneza — ao custo de R$ 32 mil — que ficará exposta na Fundação Educacional e Cultural de Magé, junto à estrada de ferro.

Termo de cooperação técnica une esforços para a restauração
Para reativar a primeira estrada de ferro, os governos municipal e estadual assinaram um termo de cooperação técnica e vão unir esforços para garantir a restauração. O estudo de viabilização, feito pelo engenheiro Helio Suevo Rodriguez, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem e acelerar o desenvolvimento das três cidades: Rio, Magé e Petrópolis.
Segundo o estudo, a primeira etapa das obras é reativar o trecho de Guia de Pacobaíba até Bongaba, no entroncamento da Rodovia Rio-Teresópolis, uma extensão de sete quilômetros.
— A primeira etapa ficará em torno de R$ 55 milhões — comenta Helio.
Durante 72 anos, a integração barco-trem foi a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. O local era a principal via de escoamento de cargas, por onde entravam as divisas, que modificaram a região. Agora, o objetivo é impulsionar o turismo com a ligação Rio-Petrópolis em uma hora e 20 minutos.

Fonte: Extra Online

Direto do site da Prefeitura

Mageenses se aventuram em caminhada ecológica

 Cerca de 200 pessoas participaram a Caminhada Ecológica realizada pela parceria da Prefeitura de Magé em parceria com o Jornal Extra neste sábado, 28. O evento foi parte da programação diversificada que o veículo realiza em diferentes municípios em comemoração ao Dia da Baixada, celebrado no dia 30 de abril.

Sendo um local marcante na geografia da Baixada Fluminense e terra natal de Mané Garrincha, Pau Grande recebeu uma super tenda que ofereceu massagem, atividades de recreação e distribuiu brindes para os participantes da caminhada ecológica.


O prefeito Nestor Vidal, acompanhado do vice, Claudio Rodrigues, visitaram a tenda do Jornal Extra e foram dar seu apoio às atividades no município. “Nós estamos aqui para assistir e apoiar esse evento que vem para somar com a nossa cidade, Magé está de braços abertos para parcerias que venham promover a qualidade de vida e que valorizam as riquezas da nossa cidade”, celebrou Vidal.

O ponto de partida foi a Igreja de Santana por onde os aventureiros tiveram a oportunidade de apreciar um aperitivo das belezas naturais de Magé. Quem não se arriscou a seguir na trilha não ficou de fora da festa, a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade instalou tendas e realizou exposição de fotografias das belas paisagens do município e a garotada pode curtir gratuitamente a escalada de rapel.
Na volta da caminhada a equipe de promoção da Rádio Globo agitou com brincadeiras e distribuição de brindes.

Direto do site da Prefeitura

Mageenses comemoram 158º aniversário da primeira ferrovia do Brasil 

  Mais de mil pessoas estiveram presentes hoje, 29 de abril, para comemorar os 158 anos da 1º Estrada de Ferro do Brasil, na estação Guia de Pacobaíba, no 5º distrito de Magé. O aniversário foi lembrado com a apresentação da Orquestra Aquarius, que tocou músicas da atualidade e também o hino municipal e nacional. Alunos de escolas da rede municipal fizeram declamações de poesia e se apresentaram com um pequeno teatro, fazendo alusão à época do império. A banda marcial da E.M. Paulo Freire tocou para as autoridades presentes e encantou a todos com o “parabéns” para Baroneza, maria fumaça que era usada para transporte de pessoas.

A Marquesa de Viana Francisca Chaves e o Marques de Viana Eduardo André Chaves, trineta e tetraneto de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, participaram da comemoração e falaram sobre a importância da revitalização. “Ficamos muitíssimos sensibilizados e comovidos com a festa, ainda mais com o bicentenário do Barão chegando, que será ano que vem em dezembro. Temos certeza que até lá vamos poder ver a Baroneza voltando à ativa”, afirmou o Marques.

 O presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Vitor José Ferreira comentou sobre o projeto de revitalização da ferrovia. “Essa é a ação mais importante dentro da área, a revitalização é o projeto mais importante que hoje temos no Brasil. Para nós é uma alegria muito grande saber que essa estrada de ferro poderá voltar a funcionar”, disse Vitor José.

Albertino Miguel, 91 anos, trabalhou 36 anos como ferroviário, e uma das suas funções foi comandar a Baroneza em suas curtas viagens da Guia de Pacobaíba até a estação de Vila Inhomirim. O ex-maquinista falou sobre a sua vida durante a época em que trabalhou na estrada de ferro e disse estar muito feliz com a chegada da réplica da sua antiga ferramenta de trabalho. “Fiquei muito emocionado em rever velhos amigos, estou muito feliz por saber que a estrada será revitalizada. Ficaria horas falando sobre minhas viagens a bordo da Baroneza”, comentou emocionado.

 O secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes esteve na estação para trazer boas notícias, além de parabenizar o governo municipal pela festa. “Para todos nós é muito importante participar de um evento como esse, e antes de qualquer coisa quero parabenizar o prefeito e toda sua equipe pela realização de um trabalho maravilhoso. Juntamente com o governador, vamos construir um parque temático aqui e estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para trazer o transporte aquaviário para Magé. Esse é um pequeno passo para a recuperação dessa cidade”, afirmou o secretário.
O prefeito Nestor Vidal falou á comunidade sobre a comemoração e a importância do evento para a população mageense. “Essa festa de hoje significa tudo aquilo que estamos fazendo para devolver a cidadania para o povo de Magé, com muito suor e trabalho, estamos fazendo o melhor para todos”, concluiu o prefeito.


Guia de Pacobaíba como polo cultural
Membros da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER) e da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina prestigiaram o evento que também comemorou o recebimento da réplica da Baroneza. O coordenador de patrimônio histórico e artístico da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Thiago Souza afirmou que assim como a réplica, a estação também vai ficar sobre a responsabilidade da instituição. “Nós vamos fazer da estação um centro de memória, em parceria com o MPF”, disse o coordenador.
O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, André Vinicius Gomes da Silva, comentou que o projeto é fazer da área em torno da estação um polo cultural para Magé. “Nosso objetivo é capacitar e qualificar moradores do município para trabalhar nesse polo cultural que estamos propondo para funcionar aqui na Guia de Pacobaíba. Queremos que a população participe em 100% da formação desse futuro ponto de recebimento de turistas de toda a parte do Brasil e faremos isso em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Trabalho e Renda”, disse o secretário.
Cleber Ronaldo da Silva, morador e membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), coordena e toma conta da estação há 3 anos, disse que esse projeto de revitalização trará muitos benefícios para toda população mageense. “Nós moradores estamos de braços abertos para esse projeto, pois ele vai trazer muitos benefícios para Magé e será uma revolução na economia, na educação e na cultura do município”, concluiu Cleber.

 Secretaria de Educação promove concurso cultural

 Alunos da rede municipal de educação receberam os prêmios do concurso cultural realizado pela Secretaria de Educação, das mãos da secretária Sandra Britto. Ao todo foram 12 ganhadores divididos em duas modalidades, desenho e redação, que foram participar também da festa para a primeira ferrovia do Brasil.
Foram duas categorias, com três ganhadores em cada modalidade. Alunos a partir da educação infantil participaram dessa iniciativa da secretaria com o objetivo de mostrar a importância história de Magé para as crianças e adolescentes de todo o município.
Todos os vencedores receberam um ingresso com direito a acompanhante para visitar o Cristo Redentor. O prêmio foi uma doação feita pelo diretor do Trem do Corcovado, Sávio Nunes, que também fez a doação da réplica da Baroneza para o município. 

Entrega do Vale Social é feita em clima de comemoração
Além da comemoração em função dos 158 anos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil, o dia também foi de festa para seis portadores de deficiência e doenças crônicas que receberam o vale social, que permite que eles usem o transporte público.
Roselita Moreira Lopes tem 46 anos, é deficiente visual e auditiva e faz tratamento no Hospital Miguel Couto, no Rio. “O benefício é pouco para comprar medicamentos, roupa e comida e ainda pagar a passagem. Os médicos atendem no Miguel Couto, mas os exames são feitos em lugares diferentes e agora com esse cartão será ótimo porque vai sobrar um dinheirinho a mais para comida e roupas”, animou-se Roselita.

O prefeito Nestor Vidal foi quem fez a entrega dos cartões e comentou sobre a chegada do benefício para a população mageense. “Um país não se torna rico, se os benefícios que são de direito do povo, são partilhados com eles”, concluiu o prefeito.
O Vale Social é um direito do cidadão fluminense garantido por lei pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Transportes. Com ele, adultos e crianças portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como de doenças crônicas que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.         
   
Para adquirir o Vale Social, a pessoa precisa se dirigir a Secretaria de Transportes localizada na Avenida Automóvel Club, 1503, Piabetá, com os seguintes documentos:
- Laudo Médico no Cadastro da SETRANS
- 1 Foto 3x4
- Cópia da Carteira de Identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do Comprovante de Residência
Em caso de menor de idade ou adulto incapaz: cópia da certidão de nascimento + documento do responsável. Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria de Transporte através do telefone 3656-0200.

domingo, 29 de abril de 2012

Especial: Soterramentos em Piabetá 3

O Aluguel Social que vive atrasado

Muitas famílias que dependem do Aluguel Social estão em uma difícil situação: 
Voltar para suas casas ainda interditadas; ou
Procurar um outro imóvel; ou
Ser pressionado pelo proprietário para pagar do seu próprio bolso.

Atualmente estão atrasados os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2012. Parece que o atual Governo quer que as famílias façam algo que as prejudique, como voltar para suas casas.

Extra Online

17/02/12 07:10
Moradores de Magé que perderam suas casas em deslizamento em 2009 estão sem receber aluguel social há seis meses


Desde que houve a sucessão municipal em Magé, em agosto de 2011, os moradores da Rua Prefeito Assis Ribeiro, vítimas de um deslizamento de terra ocorrido em dezembro de 2009, deixaram de receber o aluguel social da prefeitura. Uns retornaram para suas casas, que permanecem interditadas, outros têm sido pressionados pelos proprietários dos imóveis que estão ocupando.
É o caso da família de Marcos Antônio Nolasco, de 28 anos, inquilino da dona de casa Angélica da Fonseca, de 35, que está há quatro meses sem receber o pagamento. Ela conta que, em novembro, recebeu as parcelas atrasadas referentes aos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2011. Os seguintes, permanecem descobertos.
— Ao mesmo tempo em que dependo do aluguel para comprar remédios, não me sinto confortável em despejar essa família, que tem quatro filhos — diz Angélica. — Mas não posso suportar esse impasse por muito tempo.
O pai de Nolasco, o aposentado por invalidez Antônio da Silva Nolasco, de 57 anos, também teve a casa destruída e está há dez meses sem receber o aluguel social.
— Já fui por diversas vezes ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social), e lá eles dizem que estão aguardando decisão judicial para regularizar a situação. Nas últimas vezes em que estive lá, colocaram um policial do meu lado para me constranger. Isso é humilhante — indigna-se Antônio.
Prefeitura: pagamento volta em março
Dono do imóvel onde Antônio está morando, o também aposentado José Afonso dos Santos Filho, alugou casas para três famílias vítimas do desabamento. De acordo com ele, todos os aluguéis estão atrasados.
— A situação virou uma bagunça. Essas pessoas perderam tudo e não posso colocá-las na rua. São 150 famílias que estão sofrendo — diz José Afonso.
De acordo com a Prefeitura de Magé, o pagamento de aluguel-social será regularizado em março, mas as obras para a contenção da encosta ainda não têm previsão para começar. A prefeitura informou, também, que cerca de 500 unidades do conjunto habitacional que será construído no bairro de Vila Nova serão destinadas às famílias que perderam suas casas em 2009.

Prefeitura de Magé

Sem data, possível 09/2012

Prefeitura libera aluguel social

A Prefeitura de Magé vai convocar, a partir de dezembro, os beneficiários do aluguel social para assinarem os contratos e receberem os valores correspondentes as parcelas de meses anteriores.
Há cerca de quatro meses, desde a gestão anterior do governo municipal, os pagamentos do benefício não estavam sendo repassados às famílias vítimas das chuvas de dezembro de 2009.

Com a nova administração, que assumiu em agosto, foi iniciado um processo de revisão dos benefícios concedidos, onde assistentes sociais do município avaliaram e realizaram acertos administrativos e contratuais.
Resolvidas as devidas questões, os recursos para efetuarem os pagamentos já estão disponíveis e, de acordo com o levantamento realizado, mais de 100 famílias vão receber o cheque social.



Especial: Soterramentos em Piabetá 2

Em novembro de 2004, no mesmo local dessas imagens abaixo, ocorreu um deslizamento de terra na Rua Recife, Vila Carvalho. Felizmente, não teve vítimas, os moradores saíram de suas casas por contam própria. E uns dias depois a Defesa Civil foi avaliar as condições do terreno e o interditou. Alguns meses depois, a situação se estabilizou e as famílias voltaram para suas casas.
Cinco anos depois, nas últimas semanas de 2009, como o tempo estava típico de verão brasileiro - ensolarado pela manhã e chuva forte com trovoadas a tarde - deixou os moradores e a Defesa Civil em alerta. No dia 30 de dezembro de 2009, no terreno ao lado, um bambuzal que ficava acima da casa - no morro - começou a descer lentamente, enquanto algumas pessoas estavam no terraço da mesma ajudando o vizinho que perdeu sua escada com um pequeno deslizamento de terra. Após alguns minutos o bambuzal desceu, trazendo consigo outras árvores pequenas e uma parte do morro. O bambuzal derrubou e empurrou a laje do terraço, resultando no falecimento do senhor Joaquim Camilo Pereira, ferimentos leves em  Helena Moreno e a fratura do fêmur em Amarildo Andrade. No local do acidente tinha mais pessoas, que felizmente escaparam.
No mesmo dia, em vários locais do município - principalmente em Piabetá e no 6° Distrito - ocorreram deslizamentos. Ao todo morrem quatro pessoas.
Outro local que foi atingido foi o "Morro do Escoteiro" ( que fica entre os Bairros João de Deus, Vila Carvalho e Jardim São Paulo) que soterrou um carro, mas não teve vítimas fatais.
Imagens da Rua Recife, no início de 2010, logo após o ocorrido.

Imagens da Rua Recife, depois da demolição da casa no dia 08/04/2012
 A obra que foi feita na Avenida Governador Roberto Silveira


sábado, 28 de abril de 2012

Direto do site da Prefeitura

Conselho Municipal assina convênio para financiamento de projetos sociais 

 O Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou hoje, 27 de abril, a assinatura do convênio com as entidades aprovadas para o financiamento de projetos sociais com recursos do Fundo Municipal do direito da criança e do adolescente numa iniciativa do CMDCA. 

O convênio aprovou ao todo três projetos de entidades do município que cuidam de crianças, adolescentes e famílias com algum problema social. A Pestalozzi de Magé foi beneficiada com o projeto ‘Vejo uma estrela’ que tem o objetivo de oferecer atividades culturais e esportivas a crianças e adolescentes com deficiência, para promover a inclusão social, a 80 pessoas.


A Casa das Rosas da Ponte Preta, bairro do 6º distrito, teve seu projeto ‘Constru-Ir’ aprovado para ajudar na recuperação de jovens envolvidos com drogas através do artesanato, que é o foco dos trabalhos da instituição. O objetivo do projeto ‘MusicAção’ do Lar Fabiano de Cristo, com sede em Santo Aleixo, é promover a descoberta de pontencialidades em crianças e adolescentes da própria instituição, através de práticas artísticas.


A secretária de Assistência Social, Selma Vaz Vidal, disse estar muito feliz com mais essa realização dentro da área dos direitos da criança e do adolescente. “É uma grande alegria para nós participar desse momento tão marcante para a história do município. A luta é grande e o processo não é fácil, mas isso já é algo concreto para Magé”, disse a secretaria.
A presidente do CMDCA Ana Beatriz Nunes parabenizou a todos que trabalharam para que esse projeto tivesse êxito. “Tudo que está acontecendo tem um resgate histórico. Hoje podemos ver a realidade de todo esse trabalho realizado durante todos esses anos. É uma conquista muito grande para todos nós e devemos isso também ao governo municipal que se tornou um parceiro e se colocou a disposição para trabalhar ao nosso lado. Esse convênio tem um significado muito grande para nós, ele vai nos ajudar a fazer uma Magé melhor”, concluiu a presidente.

Direto do site da Prefeitura

Defesa Civil abre inscrições para curso de capacitação para voluntariado 

A coordenadoria de Defesa Civil está treinando e capacitando os munícipes para se tornarem voluntários do Núcleo de Defesa Civil (NUDECS) dentro do município. As inscrições podem ser feitas na própria sede da coordenadoria, em Santa Dalila, na Estrada das Margaridas. É necessário levar cópia dos documentos identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Caso o voluntário possuir alguma qualificação técnica levar também a cópia do seu registro profissional e preencher uma ficha de voluntario.

Magé foi ocupada de maneira desordenada, e grande parte da população ocupou os morros em sua parte superior, aumentando às possibilidades de desastres naturais. Com essa ocupação desordenada, o município foi palco de dois grandes deslizamentos de terra, em dezembro de 2009 e abril de 2010.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Direto do site da Prefeitura

Obras trazem desenvolvimento, água e empregos para Magé 

Desde o dia 23 de março o município deu um passo importante para resolver um problema que tem atingido de forma significativa a população. Em parceria com a Cedae, o governo municipal está trabalhando para atender ao pedido dos mageenses, e iniciou uma série de intervenções que vão ampliar a rede de abastecimento de água na cidade e em bairros, como a Barbuda no primeiro distrito, onde o recurso não chega às torneiras dos moradores.

Duas frentes de obras podem ser vista nas entradas de Magé, uma no Roncador e a outra em frente ao Posto Vagalume, cada uma preparando o local para a passagem da água. Mas as obras no município não estão trazendo só a oportunidade de ter água em casa, mas também a chance a muitos mageenses de conseguir oportunidades de empregos.


Segundo o encarregado Mauri Correa da Silva, 59 anos, metade dos funcionários desta área são do município e foram contratados nos últimos dois meses: “Foi preciso contratar mais funcionários para a expansão do fornecimento de água em Magé, e aumentou a oportunidade para os moradores daqui. Além disso, pra mim que já trabalhei em outras cidades, é muito bom trabalhar no meu município, moro na Piedade, e estou com esperança da água chegar na minha casa”, disse Mauri.
O servente Alexandre dos Santos, 32 anos, começou a trabalhar na obra em abril e se mostrou animado com a oportunidade de trabalho: “Eu sou servente de obra, mas trabalhava sem carteira assinada, aqui além da segurança do emprego, ainda ganho mais”, falou o morador do Bairro Lagoa.
A oportunidade é também um começo para quem nunca trabalhou, “tenho 18 anos e nunca tinha trabalhado, só estudava, comecei aqui em março e estou aproveitando o início dessa obra aqui em Magé que está me dando a oportunidade do primeiro emprego” contou o morador da Vila Olímpica, Maicon Rodrigues de Paiva.
Outros investimentos gerando emprego
A obra da CEDAE não é o único investimento em parceria com o governo municipal que irá gerar empregos para os mageenses. Além das obras de expansão no abastecimento de água, outra obra que dará oportunidades profissionais é a da construção de imóveis do programa “Minha casa minha vida”.
As ofertas de emprego oferecidas nas duas áreas são de valeteiro, pedreiro, carpinteiro, armador de ferro e eletricista, vagas que somadas chegam a aproximadamente 2 mil vagas. Os interessados para se inscreverem na vaga devem comparecer de segunda a sexta-feira, no horário de 09 às 17 horas, na Avenida Santos Dumont, s/n –  1º Módulo da Rodoviária de Piabetá com Currículo, carteira de Trabalho, Identidade, CPF e comprovante de residência em mão.

 

Direto do site da Prefeitura

Magé é premiado como um dos 20 melhores do Rio

 O Prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo Sebrae, premiou nesta quarta-feira, 25 de abril, 20 prefeitos de municípios do Rio de Janeiro. Competindo com nomes que estão exercendo a função há mais de 3 anos, e até outros que estão no cargo pelo segundo mandato completando esse ano 8 anos, o prefeito Nestor Vidal que está à frente da Prefeitura de Magé há apenas oito meses entrou na lista dos Prefeitos Empreendedores de 2012.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado em 2001, e tem o objetivo de fortalecer o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, valorização e disseminação de iniciativas municipais que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local. Neste ano dos 92 municípios do estado, 65 apresentaram Projetos capazes de participar do Prêmio, e o prefeito de Magé entrou para a história do prêmio ficando entre os 20 melhores.


Magé se destacou no Prêmio na apresentação de projetos como a Lei Geral Municipal, que facilita a abertura de novas empresas, a Casa do empreendedor e a desburocratização que agiliza a concessão de alvarás, registros e ainda promove dias de valorização dos empresários.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, todos os prefeitos finalistas são vencedores: “Os 20 finalistas já são vencedores, e foi difícil escolher entre eles os primeiros colocados. Agradecemos a todos os que se propuseram a participar, porque é a certeza de que apoiam o empreendedorismo” disse.
O Presidente Nacional do Sebrae,  Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, também participou da cerimônia e falou do Prêmio em nível nacional: “No dia 15 de maio teremos a final Nacional, onde os três primeiros colocados estarão competindo em Brasília, mas quero parabenizar aqui todos os 20 prefeitos por ter alcançado as posições” disse o presidente.
A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios finalistas, e dos Deputados Estaduais Myrian Rios e Janio Mendes.
O 20 finalistas do Prêmio foram:
- Armação de Búzios
- Barra do Píraí
- Cabo Frio
- Campos dos Goytacazes
- Casimiro de Abreu
- Cordeiro
- Itaguaí
- Itatiaia
- Macaé
- Magé
- Natividade
- Piraí
- Queimados
- Resende
- Rio das Ostras
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Silva Jardim
-Tanguá
- Três Rios


Confira a lista dos primeiros colocados:
1º lugar geral – Prefeito de Três Rios - Vinícius de Medeiros Farah


2º lugar geral – Prefeito de Armação de Búzios – Delmires de Oliveira Braga


3º lugar geral – Prefeito de Rio das Ostras  - Carlos Augusto Carvalho Balthazar
Destaques Temáticos
Lei Geral Municipal - Três Rios - Vinícius de Medeiros Farah


Formalização de Pequenos Negócios- Armação de Búzios - Delmires de Oliveira Braga
Apoio ao Empreendedor individual - Armação de Búzios - Delmires de Oliveira Braga


Crédito e Capitalização – Silva Jardim – Marcello Cabreira Xavier


Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável
Médio e Grandes Municípios – Prefeito do Rio de Janeiro - Eduardo Paes


Promoção do Desenvolvimento Rural – Prefeito de Itaguaí – Carlos Busatto Junior


Dengue - A prevenção é a única arma contra a doença

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
 DicasDicasDicas
DicasDicasDicas
DicasDicasDicas
Dicas 
Fonte: Dengue.org

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dengue no Estado do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro tem 75% dos casos de dengue em todo o estado neste ano de 2012. Dos 53.689 registros da doença na Secretaria estadual de Saúde, até o dia 14 de abril, somente a cidade do Rio contabiliza 40.252, de acordo com o último balanço da Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que uma epidemia de dengue na capital fluminense deverá ser confirmada nas próximas semanas.
“Com certeza confirmaremos a epidemia nas próximas semanas, isso está cada vez mais claro”, disse ele em entrevista ao Bom Dia Rio.

Dez pessoas morreram, sendo nove no município do Rio de Janeiro. De acordo com Dohmann, neste momento é preciso ter atenção dobrada, pois os meses de abril e maio são os mais críticos.
A secretaria estadual divide o estado do Rio em sete regiões, entre elas as Regiões Metropolitanas I e II. O município do Rio está incluído na primeira, que também conta com Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica. Essas 11 cidades contabilizam, juntas, 5.463 casos de dengue.

Já a Região Metropolitana II abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá. As cinco cidades somam 4.926 registros da doença.
A região denominada Médio Paraíba pela secretaria tem 1.249 casos; a Baixada Litorânea, 693; a região Norte Fluminense, 264; o Noroeste Fluminense, 129 e a Região Serrana, 137 registros de dengue.

Atenção deve ser maior

Segundo Dohmann, é fundamental combater os focos, lembrando que dois terços das contaminações se dão em ambiente residencial. “A qualquer sintoma, procurar os postos de saúde, as clínicas da família, os pólos de atendimento à dengue, logo no início, para que a gente possa iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explicou o secretário.
A Prefeitura do Rio divide a cidade em áreas de planejamento. Em 3 delas já existe surto o doença, que é quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes em um único mês.

O número de casos identificados de janeiro até a semana passada ainda é bem menor que em 2008, quando ocorreu a última epidemia de dengue. Em 2008 foram registrados 92.737 casos de dengue, contra 40.252 identificados este ano. Mas já supera a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 38.550.

De acordo com o secretário, como a prefeitura identificou essa possibilidade de epidemia, foi possível fazer um planejamento. “Ontem aumentamos a quantidade de auxiliares nos postos, para termos mais agilidade”, disse Dohmann, ressaltando que no próximo final de semana será realizada uma ação específica nas áreas que estão com surto de dengue.

Fonte: G1

domingo, 22 de abril de 2012

Tiradentes

Desculpe o atraso na publicação.

Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.

Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.


Tiradentes
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.

Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.

Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.

"Descobrimento" do Brasil

Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás dessa versão da história que marcou o ano de 1500.
Mesmo antes de chegar ao Brasil, a Coroa Portuguesa estava inserida em uma acirrada disputa econômica onde os estados nacionais europeus disputavam a expansão de suas atividades mercantis. Dessa forma, cada avanço tecnológico, terra conquistada ou rota descoberta tornava-se um precioso “segredo de Estado”. Antes de sair anunciando uma conquista aos quatro ventos, os governantes daquela época avaliavam minuciosamente os interesses e circunstâncias que envolviam esse tipo de exposição.

Uma das primeiras pistas que nos indicam esse tipo de planejamento envolvendo o descobrimento do Brasil se deu quando Portugal exigiu a anulação da Bula Inter Coetera e a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Afinal de contas, por que os portugueses repentinamente chegaram à conclusão de que uma nova divisão das terras coloniais deveria ser realizada? De fato, essa é uma das muitas outras questões que fazem a versão romântica do descobrimento cair por terra.

Quando chegamos em 1500, o rei português Dom Manuel I autorizou que o navegante Pedro Álvares Cabral organizasse uma esquadra que, segundo consta, deveria aportar na Índia. Para tal propósito foi designada o uso de oito naus, três caravelas, um navio de mantimentos e uma caravela mercante. Além disso, foram convocados aproximadamente 1500 homens, incluindo capitães, tripulantes, soldados e autoridades religiosas.

Entre esses vários participantes da viagem marítima estava o cosmógrafo Duarte Pacheco da Costa, que, segundo aponta alguns historiadores, tinha participado de uma expedição secreta que já havia chegado ao Brasil no ano de 1498. Além disso, um ano após essa sigilosa viagem, outros indícios apontam que os navegadores Américo Vespúcio e Vicente Pinzón também fizeram uma breve visita ao Brasil. Mais uma vez, fica difícil acreditar que os portugueses não sabiam o que estavam fazendo.

Para celebrar a partida de Pedro Álvares Cabral e seus experientes auxiliares para essa viagem ao Oriente, o rei organizou uma enorme festa de comemoração que contou com a presença de espiões de outras nações mercantis da Europa. Dessa forma, nada poderia levar a crer que os dirigentes portugueses tinham outro plano, senão, circunavegar a costa africana e – assim como Vasco da Gama – realizar um novo contato comercial com os indianos.

Contudo, mesmo estando muito bem amparada, a esquadra de Cabral “repentinamente” seguiu uma rota marítima completamente inesperada. As embarcações tomaram distância da costa africana e realizaram uma passagem pela ilha atlântica de Cabo Verde. Depois disso, seguiram uma viagem tranquila que percorreu 3600 quilômetros a oeste. Passados exatos trinta dias da passagem por Cabo Verde, os navegantes portugueses avistaram o famoso Monte Pascoal.

Chegando ao território brasileiro, inicialmente chamado de “Vera Cruz”, o escrivão oficial, Pero Vaz de Caminha, se pôs a tecer um relato sobre as terras, mas sem citar nenhum tipo de surpresa por parte de seus companheiros. Depois do reconhecimento das terras, Pedro Álvares Cabral não fez questão de contar pessoalmente sobre a presença de “novas terras” a oeste. Ao invés disso, partiu para a Índia e mandou o navegante Gaspar Lemos oficializar a descoberta levando a carta de Pero Vaz ao rei.

Apesar de tantas evidências justificarem a ação premeditada dos portugueses, não podemos deixar de salientar que o enfrentamento dos mares era uma tarefa de grande peso. As más condições de higiene, a falta de água e alimentos tornava a viagem um admirável desafio. Além disso, só depois da oficialização feita em 1500 é que se vivenciaram os tantos outros episódios que, ao longo dos séculos, explica a peculiar formação da nação brasileira.

Dia da Terra - 22 de abril

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Bandeira não oficial do Dia da Terra





Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.

Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.

Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!

Curiosidades sobre a Terra:

  • Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
  • Tem 510,3 milhões de km2 de área total
  • Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
  • O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
  • A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões
Fonte: Smart Kids