terça-feira, 30 de outubro de 2012

Enem será realizado no próximo fim de semana em todo o país


6,5 milhões de alunos farão exame, nota é usada por várias universidades.
Nesta edição começam a valer os novos critérios para correção da redação.


No próximo fim de semana, no sábado (3) e domingo (4), vai ser realizado em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição houve número recorde de inscritos, cerca de 6,5 milhões de estudantes. Os estados que tiveram maior número de inscritos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641)


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do exame como processo seletivo: como fase única; como primeira fase; combinado com o vestibular; como fase única para vagas remanescentes.

Entre as instituições públicas que utilizarão o Enem no Rio de Janeiro estão: UFRJ, Unirio, Uezo, UENF, UFRRJ, UFF, IFRJ e CETEF-RJ.
O professor, Carlos Alberto Santana, diz que o Enem é o caminho mais curto para se ingressar no ensino superior. O estudante Matheus Barbosa fala sobre a a preparação para as provas, "a escola já está nos preparando desde o início do ano, por isso ficamos mais tranquilos".
O MEC alerta para que os candidatos verifiquem na página do exame na internet o local designado para a prova. Para acessar, é necessário os números do CPF e a senha. Os preparativos para o Enem estão além do conteúdo aprendido em sala de aula, como afirma o professor Roberto Nascimento. "Aquele aluno que lê jornais, notícias em geral e conhecimento de mundo têm plena condição de fazer a prova".

É importante também conhecer o trajeto até o local de prova. Os participantes devem estar nestes lugares até às 13h, mas recomenda-se chegar com uma hora de antecedência.  O candidato também não pode trocar a prova de língua estrangeira. A opção deve ser a mesma que consta no cartão de inscrição.

Neste ano, o MEC vai implementar mudanças na correção da redação. Agora, dois avaliadores serão responsáveis pela nota, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Se houver uma diferença superior a 200 pontos na média obtida, um terceiro corretor será chamado.  Cinco competências serão avaliadas para que a nota final seja atribuída.
Sobre as provasO Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com tempo previsto de 4h30. No domingo (4) será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão. Totalizando 10 horas de prova, 180 questões e uma redação.
Para quem ainda não sabe, veja o Local da Prova.

Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais  no dia 7 de novembro (será divulgado no blog). Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha. 

No SISU o acesso é somente com número de inscrição e senha. Enem também serve para Universidades e privadas pelo ProUni, com bolsas que podem variar entre as instituições. E por financiamento através do Fies (no próximo mês será publicada informações sobre o SISU, ProUni e Fies).
Para esclarecer dúvidas
No hotsite do Enem 2012 há todas as informações necessárias sobre o exame. Há também uma página de dúvidas frequentes. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161.
Fonte: G1 / Ministério da Educação

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lista dos prefeitos eleitos dos 30 principais municípios do Estado do Rio de Janeiro

Os municípios que estão em azul fazem parte do Grande Rio, e o com asterisco tiveram Segundo Turno:

Angra dos Reis – Conceição PT
*Belford Roxo – Dennis Dauttmam PC do B
Cabo Frio – Janio Mendes PDT
Campos dos Goytacazes – Rosinha Garotinho PR
*Duque de Caxias – Alexandre Cardoso PSB
Guapimirim – Marcos Aurélio PSDC
Itaboraí – Helil Cardozo PMDB
Itaguaí – Luciano Mota PSDB
Japeri – Timor PSD
Macaé – Dr. Aluizio PV
Magé – Nestor Vidal PMDB
Mangaratiba – Capixaba PSD
Maricá – Washington Quaquá PT
Mesquita – Gelsinho Guerreiro PSC
Nilópolis – Alessandro Calazans PMN
*Niterói – Rodrigo Neves PT
Nova Friburgo – Rogério Cabral PSD
*Nova Iguaçu – Nelson Bornier PMDB
Paracambi – Professor Tarciso PT
*Petrópolis – Rubens Bomtempo PSB
Queimados – Max PMDB
Resende – Rechuan PP
Rio das Ostras – Sabino PSC
Rio de Janeiro – Eduardo Paes PMDB
*São Gonçalo – Neilton Mulim PR
Seropédica – Martinazzo PSB
Tanguá – Valber PTB
Teresópolis – Arlei PMDB
Três Rios – Vinicius Farah PMDB
*Volta Redonda – Neto PMDB

Fonte: TSE

Rock in Rio Card começa a ser vendido nesta terça


Cartão equivale a ingresso antecipado para edição do festival em 2013.
Bruce Springsteen, Metallica e Iron Maiden estão entre nomes confirmados.

Começa no primeiro minuto desta terça-feira (30), à 0h01, a venda do Rock in Rio Card, cartão que equivale a um ingresso antecipado para o Rock in Rio 2013, antes mesmo da divulgação completa das atrações.
Os interessados podem adquiir os bilhetes pelo site oficial do festival, por meio da Ingresso.com. Para a edição do Rock in Rio 2013, o bilhete terá o valor de R$260 (inteira) e R$130 (meia-entrada), pessoas com até 21 anos também têm direito, e não haverá cobrança de taxa de conveniência.
Assim como na edição de 2011, quando o cartão foi vendido pela primeira vez no Brasil, quem adquirir o produto pode escolher em qual data pretenderá usá-lo, antes que a venda oficial de ingressos seja aberta ao público em geral — a escolha poderá ser feita entre 1º de fevereiro e 1º de abril de 2013. O limite de compra é de até quatro entradas por pessoa, sendo uma meia entrada por CPF.
Aqueles que comprarem meia entrada terão que enviar pelo próprio site, antes da escolha do dia, a cópia do comprovante que garante o desconto. Também será necessário mostrá-lo no dia do festival para ter acesso à Cidade do Rock (Parque dos Atletas).
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (VISA, Mastercard, Diners, Aura ou American Express), e o valor pode ser parcelado em até 4 vezes. A entrada para o Rock in Rio permite acesso a todas as áreas e atrações da Cidade do Rock.
O Rock in Rio Card chegará via Correios em uma caixa personalizada no endereço indicado no momento da compra do produto.
Desconto
Clientes Itaú têm 15% de desconto em até quatro entradas inteiras e parcelamento em até seis vezes sem juros — exclusivo para pagamento com cartões de crédito Itaucard emitidos pelo Banco Itaucard S.A., cartões Itaú Personnalité, Cartões Itaú Uniclass, United Mileage Plus, Unicard Série Platinum, Unicard Série Premium e cartões Fininvest.
O Rock in Rio 2013 já tem data marcada e será realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock (Parque dos Atletas), na Zona Oeste da cidade. Bruce Springsteen, Metallica, Iron Maiden, George Benson, Ivan Lins, Sepultura e Tambores do Bronx já estão confirmados como algumas das atrações do ano que vem.
Diferentemente de 2011, quando cerca de 100 mil pessoas circularam pela Cidade do Rock por dia, na próxima edição a capacidade do espaço será reduzida para 85 mil pessoas.
Fonte: G1

sábado, 27 de outubro de 2012

Magé recebe projeto de ecoturismo e adere ao Conselho do PARNASO


O território mageense se abre ao ecoturismo e é parte do projeto Caminhos da Serra do Mar, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). O município também aderiu ao Conselho Consultivo do PARNASO em reunião realizada na última semana, na subsede do órgão em Guapimirim.
‘Caminhos da Serra do Mar’ é o resultado da união das trilhas do PARNASO. Um projeto voltado para amantes do ecoturismo que está em processo de desenvolvimento por uma equipe formada por monitores ambientais, montanhistas e coordenadores voluntários que estão visitando as localidades que fazem parte da malha de vias que compõem o trajeto de 68Km, com início no distrito de Vila Inhomirim, na trilha do Caminho do Ouro em Raiz da Serra. “Esse projeto é de grande importância, estamos colocando o município de Magé no Circuito de Ecoturismo, onde podemos receber turistas de todo o Brasil e do exterior, que além de desfrutar de nossas belezas naturais, contribuirão com a geração de trabalho e renda de forma sustentável”, destacou Leandro Vidal, secretário municipal de Meio Ambiente.

O projeto foi apresentado por Leandro Goulart, chefe do parque, que mostrou o caminho desde o ponto inicial em Magé que segue até Petrópolis pela Serra Velha, e passa pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu. A estimativa é que o trajeto dure cerca de seis dias, e vai contar com pontos de apoio, trilhas seguras e sinalizadas. Segundo o planejamento, a previsão de abertura do circuito é em janeiro de 2013.
Município busca fortalecer trabalho conjunto com o PARNASO
Para aproximar e fortalecer o relacionamento com o município de Magé, a equipe técnica de Meio Ambiente também defendeu a instalação de uma subsede do PARNASO na cidade, no distrito de Santo Aleixo.
Magé faz parte da área de abrangência do órgão juntamente com Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. O Conselho Consultivo do PARNASO é responsável pelo planejamento, execução, implementação de ações e gestão de recursos do parque, bem como fiscalização do cumprimento das regulamentações de moradia e intervenções humanas. Questões como a redução dos impactos provocados por construções irregulares em unidades de conservação são levadas à pauta das reuniões que também contam com a participação de representantes da comunidade. O próximo encontro do Conselho Consultivo do PARNASO está programado para dezembro.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Magé é líder no ranking nacional dos municípios onde mais políticos foram assassinados, em menos de 30 anos

As sessões da Câmara de Magé (RJ) reúnem mais seguranças do que vereadores. Nos gabinetes, plenário e galerias, sujeitos parrudos de óculos escuros e cara de poucos amigos dominam todos os espaços. É possível contar, no estacionamento da Casa, no bairro do Tênis Clube, mais de dez carros blindados, com vidros reforçados, dirigidos pelos tais tipos mal-encarados, que saem queimando pneus com os automóveis e olhando para todos os lados, em um evidente clima de tensão. Não é à toa a preocupação.

A cidade, terra de Mané Garrincha, ostenta o nada honroso título de campeã brasileira da violência política, com nove políticos e parentes deles assassinados desde 1997. No caso mais chocante, a então vice-prefeita pelo PSDB, Lídia Menezes, foi torturada e morta com três tiros, em junho de 2002. O carro dela chegou a ser incendiado. Na mesma cidade foram assassinados a tiros por pistoleiros o vereador Alexândre Alcântara (PSC), a mãe e o motorista. O então presidente da Câmara, Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata, respondeu a júri popular como suposto mandante em 1998.
Em abril deste ano, foi a vez do vereador Antonio Carlos Pereira (PMDB), o Tunico Pescador, ser executado. Em 2006, morreu Carlos Alberto do Carmo Souto, o Chuveirinho. No seu enterro, o então vereador Dejair Côrrea (PDT), ex-policial que só andava armado, disse que os colegas se questionavam quem seria a próxima vítima. A resposta veio um ano depois: foi ele próprio, morto com tiros nas costas, sem poder usar a pistola prateada que sempre levava na cintura.
Dominada durante duas décadas pela família Cozzolino, que teve uma prefeita, Núbia Cozzolino, afastada em 2010, sob a acusação de corrupção e dois secretários presos – um deles, Charles, irmão da prefeita cassada – a cidade tem, pela primeira vez, um prefeito, Nestor Vidal (PMDB), que não é ligado ao poderoso clã, acusado de envolvimento com a violência.

Líder isolada no sinistro ranking, Magé, cidade de 244 mil habitantes a 50 quilômetros da capital fluminense é seguida de perto pelas paulistas Guarujá, no litoral, e Jandira, na Grande São Paulo, ambas com cinco homicídios de políticos. Nos casos mais recentes, morreram, em março deste ano, o ex-secretário municipal de Governo de Guarujá, Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira, do Partido Pátria Livre (PPL), executado por dois motoqueiros na frente de dezenas de testemunhas, em uma reunião partidária. Em dezembro de 2010, Jandira registrou o assassinato, também praticado por dois motoqueiros, do prefeito Walderi Braz Paschoalin (PDT), pouco antes de dar entrevista a uma rádio local.

Com base em notícias de imprensa e processos judiciais, CartaCapital constatou a morte violenta de 72 políticos – quase todos de nível municipal como prefeitos, secretários e vereadores – e seis parentes entre 1983 e 2012. De acordo com os números, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Alagoas foram os mais letais. No mais rico estado da federação, foram mortos 21 gestores públicos ante 14 no Rio, boa parte na violenta região da Baixada Fluminense. No Piauí, o assassinato de oito prefeitos em dez anos levou à criação da Associação das Viúvas de Ex-prefeitos Assassinados, que pressiona as autoridades pela resolução dos crimes. Alagoas também registrou oito assassinatos. Os níveis de resolução dos crimes são, em geral, muito baixos e quase sempre param nos assassinos, raramente chegando aos mandantes. Em muitos casos, os principais suspeitos são outros políticos rivais, suplentes e empresários com interesse em áreas sensíveis (e lucrativas) da administração pública como coleta de lixo, merenda e segurança.
Os crimes, típicos de execução, ostentam, sempre, um modus operandi comum, com dois homens em motos potentes, rostos protegido por capacetes escuros, o carona armado, e disparos em áreas vitais como cabeça e peito. Há mortos de vários partidos, com predominância do PT, PSDB, PDT e PV. A razão para este fenômeno, aponta a vice-coordenadora do Núcleo de Estudo da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), Nancy Cardia, é uma mistura entre processos violentos de ocupação de espaços políticos e certeza de impunidade. “Os números são chocantes e os crimes ocorrem em regiões ricas e pobres. Até a ocupação do Velho Oeste americano foi minimante mais organizada e menos violenta do que a política brasileira”, diz.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukoski, ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), considera que os prefeitos são totalmente desprotegidos da violência política, ao contrário de governadores e outras autoridades, que contam com esquemas oficiais de segurança. “O poder dos chefes de Executivo municipais é muito grande, assim como os interesses que podem ser contrariados. Os conflitos se agudizam na esfera municipal e quando o prefeito contraria algum interesse poderoso, pode ter certeza de que haverá represálias.”
Para o cientista político e professor do Insper, Humberto Dantas, a situação demonstra que, nem de longe, a democracia está consolidada no Brasil. “A violência expõe a fraqueza expressiva das instituições formais. Crer na força, explorar aspectos culturais associados à lei violenta e forjada individualmente são características de uma sociedade que não compreende o verdadeiro sentido do contrato social”, argumenta. O professor José Cláudio Alves, pro-reitor da Universidade Federal Rural do Rio e autor do livro Dos barões ao extermino – uma história da violência política na Baixada Fluminense, tem opinião semelhante. “Na região, há uma lógica da violência que começa com o então deputado Tenório Cavalcanti, nos anos 1950, mas é institucionalizada pela ditadura militar, que constrói, ao longo do tempo, grupos formados por PMs, policiais civis e guardas municipais, voltados à execução sumária dos inimigos de seus contratadores. Nos tempos atuais, esse pessoal exerce, com extrema violência, o controle político de áreas da Baixada, assim como negocia o tráfico de drogas, de armas e roubo de cargas”, diz. Alves considera as milícias uma derivação moderna destes antigos grupos armados.
Promotor de Justiça e membro do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público paulista, Thomaz Ramadan aponta a impunidade e os altos valores em disputa como motores dos crimes políticos no Brasil. “Esse tipo de crime continua ocorrendo em parte porque a punição para o chamado homicídio simples é ridícula. Como não é considerado crime hediondo, a pessoa recebe uma pena de oito anos de prisão, mas pode ser solta ao cumprir dois quintos da sentença. Assim, pode ficar apenas um ano na cadeia, enquanto se pagam altas somas para eliminar adversários políticos”, compara.
A estratégia para combater a violência política centra-se, para os pesquisadores, na garantia da punição de executores e mandantes e no fim da tolerância com os crimes cometidos por políticos no mandato. “Temos que lutar para garantir a punição dos culpados, de forma que a violência política, em algum momento, vire arqueologia entre nós”, opina Nancy Cardia. Dantas defende mudanças profundas no Judiciário, que vê como o pior dos três poderes. “O processo das eleições no Brasil pouco tem de pacífico e é fundamental uma Justiça atuante para coibir isso”. A Associação Nacional de Prefeitos e Vices do Brasil (ANPV) sugere a criação de estruturas de segurança oficial para os prefeitos, a exemplo da que já existe para os governadores, e cessão de moradia aos chefes de executivos municipais durante o mandato.
Um rastro de sangue e pólvora
Setembro/2012 – Isaías Vieira, secretário de Obras de Santo Antonio do Leverger (MT)
agosto/2012 – Marcos Francisco Camargo, ex-secretário municipal de Limeira
abril/2012 – Antonio Carlos Pereira, vereador (PMDB) de Magé (RJ)
março/2012 – Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira, ex-secretário de Guarujá
agosto/2011 – Rodrigo da Cruz França, vereador (PV) de Franco da Rocha (SP)
maio/2010 – João Santana de Moura Vilar, o Tucla, vereador de Cubatão (SP)
dezembro/2010 -Walderi Braz Paschoalin, prefeito (PDT) de Jandira (SP)
dezembro/2010 – Genival Barbosa da Silva, vereador (PSC) de Roteiro (AL)
fevereiro/2010 – Eliseu Santos, ex-secretário de Saúde de Porto Alegre (RS)
março/2010 – Alis Rahal Maluf, ex-vereador de Cubatão (SP)
outubro/2010 – Evaldo José Nalin, vereador (PSDB) de Analândia (SP)
setembro/2010 – Divaldo Willian Rinco, prefeito (PSDB) de Alto Paraíso (GO)
setembro/2010 – Rubens Domingos, ex-vereador de Franco da Rocha (SP)
julho/2010 – Antonio Ivo Aureliano, suplente de vereador de Jandira (SP)
julho/2010 – Waldomiro Moreira de Oliveira, ex-vereador (PDT) de Jandira (SP)
novembro/2010 – Luiz Carlos Romazzini, vereador (PT) de Guarujá (SP)
julho/2009 – Márcio César Lopes Carvalho, prefeito (PMDB) de Barbosa Ferraz (PR)
novembro/2008 – Carlos Aparecido da Silva, ex-vereador de Franco da Rocha (SP)
novembro/2008 – Orney dos Santos Pereira, candidato a vereador de Magé (RJ)
outubro/2008 – Willians Andrade Silva, vereador (PP) de Guarujá (SP)
julho/2008 – Vendelino Royer, prefeito (PMDB) de Itaipulândia (PR)
outubro/2007 – José Geraldo Siqueira, vereador de PT do B de São Luiz do Quitunde (AL)
outubro/2007 – Fernando Aldo Gomes, vereador (PPS) de Delmiro Gouveia (AL)
setembro/2007 – José Élio Nascimento, ex-vereador de Pilar(AL)
julho/2007 – João Ferreira da Silva, ex-vereador de Satuba (AL)
maio/2007 – Gilberto Andrade, prefeito de Aureliano Leal (BA)
fevereiro/2007 – Dejair Côrrea, vereador (PDT) de Magé (RJ)
agosto/2006 – Carlos Alberto do Carmo Souto, vereador (PSC) de Magé (RJ)
julho/2006- Eduardo dos Santos, prefeito de Roteiro (AL)
julho/2004 – João Monteiro de Castro, vereador (DEM) do Rio de Janeiro
janeiro/2003 – Joaldo Barbosa, deputado estadual (PL) de Sergipe
janeiro/2003 – Antonio Valdeci de Paiva, deputado federal (PSL) do Rio de Janeiro
janeiro/2002 – Celso Daniel, prefeito (PT) de Santo André (SP)
junho/2002- Lídia Menezes, vice-prefeita (PSDB) de Magé (RJ)
novembro/2001 – Ernesto Pereira, vereador (PTN) de Guarujá (SP)
setembro/2001 – Carlos Alberto Santos de Oliveira, vereador (PV) de Boquim (SE)
setembro/2001 – Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, prefeito de Campinas (SP)
março/2001 – Mário Soares de Almeida, vereador de Jandira (SP)
março/2001 – Natur de Assis Filho, ex-presidente do PV da Bahia
outubro/2000 – Manuel de Souza Neto, coordenador de campanha do PT de Suzano (SP)
outubro/2000 – José Ribamar de Souza Gondim, presidente do PT de Cururipe (BA)
outubro/1999 – Dorcelina Folador, prefeita (PT) de Mundo Novo (MS)
outubro/1999 – Olavo Pires, senador de Rondônia
março/1999 – José Miguel Dantas, prefeito de Batalha (AL)
fevereiro/1999 – Jairo Antonio Gebrin, secretário de Esporte de Arujá (SP)
janeiro/1999 – João Batista Filho, prefeito de Capitão de Campos (PI)
dezembro/1998 – Ceci Cunha (PSDB), deputada federal por Alagoas
julho/1998 – Ariomar Oliveira Rocha, vereador (PT) de Jaguarari (BA)
junho/1998 – Cícero Lucas de La Peña, presidente do PT de Xexéu (PE)
junho/1998 – Walter Arruda, vereador de Magé (RJ)
junho/1998 – Sérgio Costa Barros, vereador de São João do Meriti (RJ)
maio/1998 – Pedro Carlos dos Santos, vereador (PT) de Candeias (BA)
março/1998 – Alexandra Alcântara, vereador de Magé (RJ)
setembro/1997 – Fulgêncio Manoel da Silva, presidente do PT de Santa Maria da Boa Vista (PE)
agosto/1997 – Geraldo Ângelo, vereador de Magé (RJ)
junho/1997 – Manuel Rezende da Silva, secretário de Finanças de Guarulhos (SP)
maio/1997 – Raimundo Nonato Marques, prefeito de Luzilândia (PI)
maio/1997 – Orlando Falcão Filho, vereador do Guarujá (SP)
março/1997 – Abílio Alapenha Filho, secretário de Obras (PT) de Angra dos Reis (RJ)
fevereiro/1997 – Ivan Chaves Teixeira, presidente do PT de Abre Campo (MG)
dezembro/1996 – Manoel Portela de Carvalho, prefeito de Aroazes (PI)
abril/1996 – César Augusto Leal Pinheiro, prefeito de Picos (PI)
abril/1995 – Jorge Júlio da Costa Santos, o Joca, prefeito de Belford Roxo (RJ)
agosto/1993 – Ary Vieira Martins, subsecretário de Serviços Públicos de Duque de Caxias (RJ)
dezembro/1993 – Renato Moreira, vereador de Imperatriz (MA)
agosto/1992 – Wilson Pio Barbosa, prefeito de São Félix (PI)
maio/1992 – Edmundo Pinto, governador do Acre
abril/1992 – Joaquim Fonseca Santos, prefeito de Redenção do Gurguéia (PI)
janeiro/1991 – Abeilard Goulart, prefeito de Itaguaí (RJ)
julho/1990 – José Geraldo Pontes Linhares, prefeito de José de Freitas (PI)
abril/1989 – Francisco Luis Macedo, prefeito de Padre Marcos (PI)
abril/1983 – Dorvalino Alves Teixeira, prefeito de Jandira (SP) pelo extinto PDS
Obs: No período, morreram 72 políticos e seis parentes, que os acompanhavam no momento dos atentados. As fontes de pesquisa são notícias da imprensa nacional e processos judiciais.

Fonte: Paraiba.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Site da Prefeitura: Palácio Anchieta completa 63 anos


No último dia 22 de outubro o Palácio Anchieta, prédio que hoje é utilizado como base para Poder Executivo da cidade, completou 63 anos de história. Obra do então Prefeito de Magé, José Ullmann Junior, que construiu o prédio após uma tempestade que danificou alguns prédios, dentre eles o que servia como sede para a Prefeitura, localizado na época no terreno que hoje abriga a delegacia de Polícia.


 O “Prédio da Prefeitura”, como é chamado pela população, foi inaugurado junto com o Paço Municipal, tal evento foi prestigiado pela presença do então Governador do Estado do Rio de Janeiro, Edmundo de Macedo Soares, e do Bispo diocesano Petrópolis, D. Manuel Pedro da Cunha Cintra, que benzeu as novas instalações. Na ocasião também foi desterrado o busto de bronze do capitão José Ullmann, um dos grandes personagens da política mageense. O nome Palácio Anchieta foi uma proposta do vereador Alcy de Moraes Vidal, em homenagem a uma figura representativa da fé do povo de Magé, o Padre José de Anchieta da companhia de Jesus.



 O Palácio Anchieta, com sua arquitetura imponente do Estado Novo, característica marcante do momento Getuliano no Brasil, ainda hoje serve ao Poder Executivo e é uma testemunha dos tantos momentos vividos pela política mageense, principalmente, nos últimos anos, mas é o palco da história presente de Magé e do futuro promissor da nossa cidade.


Site da Prefeitura: Sexta é dia de Baile da Amizade em Fragoso

O grupo ‘Os Caras do Forró’ vão animar o Baile da Amizade na próxima sexta-feira (26) em Fragoso. O arrasta pé será promovido pela Diretoria da Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, na A&C Festas, que fica na Rua Q, 888. O arrasta pé terá início às 18h, o salão de festas fica próximo ao Posto 24h de Fragoso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moradores de Magé, RJ, sofrem há meses com falta d'água


Além de gastar dinheiro com carro pipa, conta de luz fica mais cara.
Cedae diz que problema é provocado pela
falta de chuvas fortes.


Moradores de alguns bairros, a maioria no 1° Distrito, de Magé, sofrem há alguns meses com a falta d’água. Os canos da rede de água da rua estão secos, mas as contas da Cedae continuam chegando. A água que abastece os moradores do bairro Roncador vem do Rio de Janeiro e, segundo a Cedae, o problema no município é causado pela falta de chuvas fortes nos últimos meses, conforme mostrou o RJTV.
“A gente coloca a bomba lá dentro do rio, faz a instalação elétrica e puxa para jogar na caixa. Tudo é com essa água: roupa, louça, limpeza da casa”, afirmou a moradora Selma.
De acordo com a população, que tem gasto muito dinheiro com carro pipa e galão de água, o problema de falta d’água é antigo e recorrente. Áreas nobres e o Centro do município também são afetados. Quem pode, abre um poço artesiano. O problema é que com a bomba d’água funcionando sem parar, a conta de luz aumenta.
Algumas pessoas precisam fazer sacrifícios para ter um pouco de água limpa. O morador Carlos dos Santos pedala 10 quilômetros para pegar água em um poço na casa de amigos. “Tem vezes que eu vou lá e não tem água, tá seco para todo mundo, pois não choveu. A gente vai para casa triste e sem água”, afirmou Carlos.
A coleta de lixo é outro problema da região. “Há mais de um mês que não passa (coleta de lixo). Aí, quem não tem consciência da limpeza, joga tudo ali no rio”, criticou uma moradora.

A Cedae informou que está investindo R$ 50 milhões num sistema de captação e tratamento de água e que em menos de um ano os moradores devem sentir melhoras no abastecimento. Sobre a reclamação da coleta de lixo, a prefeitura informou que o recolhimento do lixo está sendo feito as segundas, quartas e sextas.
Fonte: G1

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Número de mortos chega a 14 após acidente de ônibus na Rio-Teresópolis, diz Viação 1001


A Viação 1001 informou na tarde desta terça-feira (23) que são 14 os mortos em consequência do grave acidente com o ônibus da empresa na altura do km 102 na Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), na altura de Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na segunda-feira (22).
(Correção: Por volta das 11h, a Viação 1001 havia informado que o número de mortos chegava a 15, incluindo uma pessoa que estava internada no Hospital Miguel Couto, no Rio. Mas, por volta das 12h30, corrigiu a informação para 14 mortos.)
Ainda de acordo com a 1001, outra que estava no Hospital Geral de Saracuruna, na Baixada Fluminense, morreu logo após dar entrada na unidade ainda na segunda-feira.
A Secretaria de Saúde do município do Rio informou, por volta das 11h50, que os dois pacientes que deram entrada no Miguel Couto após o acidente permaneciam internados.
De acordo com boletim divulgado também nesta manhã pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), morreram três dos 16 pacientes que deram entrada na unidade: Guiomar Pereira da Silva, José Severino da Silva e Márcio Luis Ramos. Outros dez mortos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) da capital do Rio de Janeiro, segundo a Polícia Civil.
Por volta das 9h30, a Polícia Civil informou que seis corpos já foram identificados e retirados do IML por familiares. São eles: José Neves Mota, Edes Moraes da Silva, Charles Estellita André, Maria Aparecida Mota Neves; Ilma da Silva Florido e Lúcia Florido Turques da Silva. Também foram divulgados os nomes de Jussara Nelon Magacho e Osvaldo Wilson Dias da Costa, que continuam no IML. Outros dois corpos, de um homem - que seria do motorista Eduardo Fernandes, de 44 anos - e de uma mulher seguem sem identificação.
Filho ainda não sabe da morte dos pais
O filho de um casal que morreu no acidente ainda não sabe que os pais morreram no acidente. De acordo com Sandro Henrique da Silva, 36 anos, primo do casal Edes Moraes da Silva e Lúcia Florindo Turques da Silva, o menino de 14 anos, que viajava com os pais, sofreu escoriações leves e está internado em um hospital de Teresópolis. “Vamos ter que preparar ele”, afirmou Sandro. Segundo ele, a família tinha passado o final de semana em Itaperuna, no Norte do Estado, e voltava para casa em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quando aconteceu o acidente.
De acordo com Sandro, a família ainda não pensa em quais medidas tomar a respeito do acidente. “Isso a gente não vai pensar agora, nós primeiro queremos consolar as outras pessoas”, afirmou.  Segundo o rapaz, Ilma da Silva Florido, que também morreu no acidente, pertencia a família.
Segundo informações da viação 1001, 15 pessoas continuavam internadas por volta das 12h30 desta terça. Das vítimas, 13 estavam no Hospital das Clínicas de Teresópolis. Outras duas estão internadas no Hospital Miguel Couto. Já o passageiro que foi encaminhado para o Hospital de Guapimirim recebeu alta.
No momento do acidente, segundo a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Rosane Rodrigues Costa, muitas pessoas estavam em pé dentro do ônibus. “Eles contam que sentiram um cheiro de borracha queimada e aí ficou um pânico no ônibus. Os que estavam na frente, saíram, levantaram e foram para a parte do meio e final do ônibus, em pé. Na hora do impacto, as pessoas estavam em pé, estavam soltas, e isso agravou ainda mais o acidente”, contou.
Técnicos tiveram dificuldade para retirar ônibus do local
Doze horas depois do acidente, técnicos ainda trabalhavam na Rodovia Rio-Teresópolis para retirar o ônibus da ribanceira. O ônibus só foi retirado no final da madrugada desta terça-feira. A operação cuidadosa, que envolveu cerca de 40 pessoas, começou depois da remoção do último corpo, o do motorista. A rodovia Rio-Teresópolis permaneceu com meia pista interditada e técnico desceram na mata para fixar cabos de aço ao veículo. Foi necessária a força de três guinchos grandes para começar a puxar o ônibus lentamente.
No caminho, árvores foram serradas para facilitar os trabalhos. A violência do acidente deixou o veículo totalmente destruído e os técnicos precisaram reposicionar os guinchos várias vezes. Foram mais de 40 minutos de tentativas, até que a rodovia foi fechada nos dois sentidos e o ônibus voltou a ser puxado para a pista.
O trabalho dos técnicos ficou ainda mais difícil porque as rodas traseiras estavam travadas e, em função disso, eles não conseguiam arrastar o ônibus. O problema só foi resolvido perto das 4h da manhã. Agentes ainda limparam a pista, antes de ser totalmente liberada.
Falha no freio 
Peritos de Polícia Civil investigam se o ônibus, que caiu em uma ribanceira, teria perdido o freio antes do acidente. A falha técnica também é uma das hipóteses da causa do acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A outra possibilidade é a de o motorista, que também morreu, ter passado mal.
A linha de investigação da PRF é baseada em relatos de testemunhas, que viram o ônibus, da empresa Auto Viação 1001, descer a serra na contramão, com o alerta ligado. A técnica de enfermagem Sônia Tambara e o aposentado Sebastião Tambara seguiam de carro para Teresópolis quando viram o ônibus descer a serra na contramão. Sebastião diz que desviou, mas mesmo assim o ônibus bateu na lateral do seu carro. O casal fez o retorno para ir atras do ônibus e tentar pará-lo, mas não achou mais o coletivo na estrada. "Descemos a serra até a delegacia e ao chegar lá fomos saber do acidente", contou Sônia. "A gente ia bater de frente. Descemos rezando o terço juntos."
Ônibus que saiu de Itaperuna tomba na Rio-Teresópolis e deixa mortos (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)Frente do ônibus destruiído entre as árvores (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)
Segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, o tacógrafo, que registra a velocidade do ônibus, marcava 80 km/h. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h. A polícia também afirmou que não há marcas de freio.
Mapa da região do acidente com ônibus na Rio-Teresópolis (BR-116) (Foto: Editoria de Arte / G1)
O ônibus será levado para o pátio da empresa e lacrado ate a polícia ir ao local fazer uma perícia mais aprofundada. O caso foi registrado na 67ª DP (Guapimirim).
A 1001 informou que faz manutenção constante nos veículos e que vai investigar se o veículo acidentado havia tido o freio inspecionado recentemente. A companhia disse que vai divulgar o nome dos mortos nesta terça-feira (23) e disponibilizou para os parentes das vítimas telefones (0800 941 3334, (11) 5060-5610 e (11) 5069-1177) para informações sobre o estado de saúde dos internados.
O ônibus saiu da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense do Rio, às 9h da manhã desta segunda-feira (22) com 29 pessoas, segundo a 1001. A assessoria disse ainda que, na hora do acidente, o número de passageiros poderia ser maior, já que o ônibus parou em outras cidades, como Miracema, Santo Antonio de Pádua, Pirapetinga e Além Paraíba. O destino do veículo era o Rio de Janeiro, com chegada prevista para 16h.
Segundo a assessoria da BR-040, não há indícios de outro veículo envolvido no acidente (Foto: Reprodução / TV Globo)Segundo a assessoria da BR-116, não há indícios de outro veículo envolvido no acidente (Foto: Reprodução / TV Globo)Fonte: G1



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INGRESSO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO


É fácil se inscrever para o ingresso na rede estadual de ensino. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática para que o aluno que deseja ingressar na 1ª série do Ensino Médio ou no 6° ano do Ensino Fundamental possa se inscrever para uma das vagas ofertadas na rede estadual de ensino.

O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:
- 1ª série do ensino médio regular,
- 1ª série do ensino médio inovador,
- 1ª série do ensino médio normal (formação de professores),
- módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos,
- Projeto Autonomia – ensino médio,
- Ensino médio integrado nas seguintes escolas: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto; Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I; Colégio Estadual Dom Pedro II; Colégio Estadual Infante Dom Henrique.
- 6° ano do ensino fundamental regular,
- fase VI do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos
- Projeto Autonomia – ensino fundamental,

COMO SE INSCREVER:
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, entre os dias 15/10 e 30/11. No site haverá mais informações sobre escolas, datas, idades para se inscrever em cada série ofertada, como se inscrever, como e quando confirmar sua matrícula na escola, enfim, todas as informações necessárias para o candidato se inscrever em uma das escolas da rede estadual de ensino.

Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (para ingresso no Ensino Médio) e 15 anos (para o Ensino Fundamental). Para o ensino médio regular, o candidato deve ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deve ter entre 17 e 20 anos - Ensino Médio; e entre 13 e 17 anos - Projeto Autonomia ensino fundamental anos finais.

DIVULGAÇÃO:
No dia 20/12/2012, o candidato terá o resultado da inscrição, que será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. A Seeduc também enviará e-mail e SMS válidos para os candidatos que se cadastrarem corretamente. É importante que o candidato confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado, no período de 02/01/2013 a 09/01/2013. Para tanto, deverá levar a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:
I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V – Comprovante de residência;
VI – Atestado de saúde.

MATRÍCULA PARA DEMAIS SÉRIES:
O candidato que deseja se matricular para as demais séries oferecidas na rede estadual deverá procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11/01 a 01/02. Havendo vaga, será preciso realizar a matrícula, levando a mesma documentação acima informada.

QUEM PERDER A 1ª FASE:
Quem perder a 1ª fase da matrícula informatizada, não for alocado em nenhuma de suas opções de escola, ou não confirmar a matrícula, poderá se inscrever na 2ª fase, que acontecerá entre os dias 16/01 a 23/01/2013, sendo que os dias 16 e 17/01 são exclusivos para os candidatos que não foram alocados.

Estes deverão confirmar a matrícula na escola, no período de 28/01 a 30/01/2013.

A partir do dia 04/02/2013, os candidatos poderão se inscrever diretamente na escola.

CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2013:



15/10/12 a 30/11/2012

Pré-Matrícula: para os interessados

20/12/2012

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET – www.matriculafacil.rj.gov.br

20/12/2012
Divulgação da alocação via SMS e e-mail Válidos
02/01/2013 a 09/01/2013
Confirmação da reserva de vagas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio

11/01/2013 a 01/02/2013

Matrícula para as demais séries

16/01/2013 a 17/01/2013
Pré-Matrícula – 2ª fase – INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, exclusiva aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio que não foram alocados na 1ª fase

18/01/2013 a 23/01/2013
Pré-Matrícula –2ª fase - INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, aos alunos não alocados na data exclusiva, os que não confirmaram e os novos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio
28/01/2013 a 30/01/2013
Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas Escolas aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio

04/02/2013


Matrícula direto na escola




TV Globo / Bom Dia Rio 
Começa a semana de Pré-matrícula na rede pública de ensino

Fonte: SEEDUC