terça-feira, 13 de março de 2012

A nossa Estação Ferroviária

E. F. Leopoldina (1888-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-2012)
PIABETÁ
Município de Magé, RJ
Linha do Norte - km 44,932 (1960) RJ-1946
Inauguração: Abril de 1888
Uso atual: estação de trens metropolitanos com trilhos
 Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomirim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomirim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomirim.
A ESTAÇÃO: "A linha da E. F. Mauá saia de Guia de Pacobaíba, e primeiro cruzava em Bongaba com a linha da Leopoldina que ia para Magé e era a linha que vai para Campos - a linha que contorna a baia da Guanabara ate hoje - dai ela seguia na direção de Piabetá para se encontrar com antiga Linha do Norte, hoje operada pela Supervia/Central. 
ACIMA: Estação de Piabetá e pátio, em janeiro de 2010, tomada sentido Vila Inhomirim (Foto Julio Cesar da Silva).
  "O ramal Saracuruna-Vila Inhomirim é um dos mais esculhambadas de todo o estado do Rio. Estive no trecho pela primeira vez em 2002, e de lá pra cá percebi que alguma coisa mudou, mas o serviço prestado pela Supervia ali ainda é precário. Tanto assim que nem passagem é cobrada. Dois trens atendem a linha e mesmo a presença ostensiva de seguranças no interior dos carros não impede a ação de vândalos - em Vila Inhomirim vi composições com janelas arrancadas. O trem é obrigado a parar algumas vezes, para que o manobrador (que vai na locomotiva) possa trocar de chave" (Carlos Latuff, 07/2007).





(Fontes: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/piabeta.htm)

Um comentário:

  1. PIABETA pareçe ser tranquilo..minha irma saiu de jacarei sao paulo e foi morar ai,,,espero que tenha escolas perto pras crianças dela...regiani sao jose dos campos..

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