quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Horário de Verão 2012/2013 começa dia 21 de outubro, neste domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora


O Horário de Verão brasileiro começará na madrugada deste sábado para domingo, dia 21 de outubro, e os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia global de energia proporcionada pelo horário diferenciado é de apenas 0,5%. Mas como reduz a demanda no horário de pico em até 4,5%, tem a grande vantagem de conferir maior segurança ao sistema.
Na área de concessão da Bragantina, a expectativa é de que haja uma redução no consumo de 0,2%. “Uma economia de energia que possibilitaria abastecer durante um mês, uma cidade com 16 mil habitantes”, disse o gerente regional da Bragantina, Carlos Alberto Manfrim Canno.
Mas ainda, de acordo com Manfrim, a economia de energia não é o foco principal do horário de verão. “O mais importante é a redução da demanda de energia no horário de pico, que deve ficar em torno de 5,1%. O que deixa o sistema de abastecimento mais seguro.” O horário de verão terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, totalizando 120 dias.
Desde 2008, após decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Atenção: Computadores e a maioria dos celulares fazem a mudança automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário