sábado, 27 de outubro de 2012

Magé recebe projeto de ecoturismo e adere ao Conselho do PARNASO


O território mageense se abre ao ecoturismo e é parte do projeto Caminhos da Serra do Mar, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). O município também aderiu ao Conselho Consultivo do PARNASO em reunião realizada na última semana, na subsede do órgão em Guapimirim.
‘Caminhos da Serra do Mar’ é o resultado da união das trilhas do PARNASO. Um projeto voltado para amantes do ecoturismo que está em processo de desenvolvimento por uma equipe formada por monitores ambientais, montanhistas e coordenadores voluntários que estão visitando as localidades que fazem parte da malha de vias que compõem o trajeto de 68Km, com início no distrito de Vila Inhomirim, na trilha do Caminho do Ouro em Raiz da Serra. “Esse projeto é de grande importância, estamos colocando o município de Magé no Circuito de Ecoturismo, onde podemos receber turistas de todo o Brasil e do exterior, que além de desfrutar de nossas belezas naturais, contribuirão com a geração de trabalho e renda de forma sustentável”, destacou Leandro Vidal, secretário municipal de Meio Ambiente.

O projeto foi apresentado por Leandro Goulart, chefe do parque, que mostrou o caminho desde o ponto inicial em Magé que segue até Petrópolis pela Serra Velha, e passa pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu. A estimativa é que o trajeto dure cerca de seis dias, e vai contar com pontos de apoio, trilhas seguras e sinalizadas. Segundo o planejamento, a previsão de abertura do circuito é em janeiro de 2013.
Município busca fortalecer trabalho conjunto com o PARNASO
Para aproximar e fortalecer o relacionamento com o município de Magé, a equipe técnica de Meio Ambiente também defendeu a instalação de uma subsede do PARNASO na cidade, no distrito de Santo Aleixo.
Magé faz parte da área de abrangência do órgão juntamente com Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. O Conselho Consultivo do PARNASO é responsável pelo planejamento, execução, implementação de ações e gestão de recursos do parque, bem como fiscalização do cumprimento das regulamentações de moradia e intervenções humanas. Questões como a redução dos impactos provocados por construções irregulares em unidades de conservação são levadas à pauta das reuniões que também contam com a participação de representantes da comunidade. O próximo encontro do Conselho Consultivo do PARNASO está programado para dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário