quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dengue no Estado do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro tem 75% dos casos de dengue em todo o estado neste ano de 2012. Dos 53.689 registros da doença na Secretaria estadual de Saúde, até o dia 14 de abril, somente a cidade do Rio contabiliza 40.252, de acordo com o último balanço da Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que uma epidemia de dengue na capital fluminense deverá ser confirmada nas próximas semanas.
“Com certeza confirmaremos a epidemia nas próximas semanas, isso está cada vez mais claro”, disse ele em entrevista ao Bom Dia Rio.

Dez pessoas morreram, sendo nove no município do Rio de Janeiro. De acordo com Dohmann, neste momento é preciso ter atenção dobrada, pois os meses de abril e maio são os mais críticos.
A secretaria estadual divide o estado do Rio em sete regiões, entre elas as Regiões Metropolitanas I e II. O município do Rio está incluído na primeira, que também conta com Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica. Essas 11 cidades contabilizam, juntas, 5.463 casos de dengue.

Já a Região Metropolitana II abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá. As cinco cidades somam 4.926 registros da doença.
A região denominada Médio Paraíba pela secretaria tem 1.249 casos; a Baixada Litorânea, 693; a região Norte Fluminense, 264; o Noroeste Fluminense, 129 e a Região Serrana, 137 registros de dengue.

Atenção deve ser maior

Segundo Dohmann, é fundamental combater os focos, lembrando que dois terços das contaminações se dão em ambiente residencial. “A qualquer sintoma, procurar os postos de saúde, as clínicas da família, os pólos de atendimento à dengue, logo no início, para que a gente possa iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explicou o secretário.
A Prefeitura do Rio divide a cidade em áreas de planejamento. Em 3 delas já existe surto o doença, que é quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes em um único mês.

O número de casos identificados de janeiro até a semana passada ainda é bem menor que em 2008, quando ocorreu a última epidemia de dengue. Em 2008 foram registrados 92.737 casos de dengue, contra 40.252 identificados este ano. Mas já supera a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 38.550.

De acordo com o secretário, como a prefeitura identificou essa possibilidade de epidemia, foi possível fazer um planejamento. “Ontem aumentamos a quantidade de auxiliares nos postos, para termos mais agilidade”, disse Dohmann, ressaltando que no próximo final de semana será realizada uma ação específica nas áreas que estão com surto de dengue.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário