quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UPA de Piabetá - Obra parece ter sido iniciada neste mês (novembro)


No dia 30 de agosto foi publicada esta matéria "Faltando 38 dias para as Eleições, são dados os 'sinais' de construção da UPA de Magé", onde a Prefeitura anunciou o começo da obra. Foi feito a limpeza, o aterramento do local pela Prefeitura, e os funcionários da empresa terceirizada pelo Governo Estadual cercou a área da obra. E durante a maior parte dos meses de setembro e outubro a "UPA" continuava sendo uma área cercada com banheiros químicos. Bem, eles não deram partida na obra estrutura por causa do TRE que possa ter mandado parar a obra. Mas isso não explica o fato de enrolar tanto, para escolher o local, limpar, aterrar e cercar o terreno. Entretanto, agora o Governo Municipal diz que a obra será concluída em Janeiro de 2013.
No Parque Santana já temos a 66ª DP e o Fórum, no ano que vem a UPA. Essas unidades estão uma do lado da outro.

Site da Prefeitura:

A estrutura da Unidade Pronto Atendimento - UPA 24h de Magé, em construção no bairro de Piabetá, ficará pronta em janeiro de acordo com a empresa responsável. A obra, iniciada em setembro, tem prazo de 120 dias para finalizar toda a infraestrutura predial com instalações elétrica e hidráulica.
Na unidade do sexto distrito os pacientes poderão contar com estrutura completa de atendimento de urgência e emergência. Segundo o Ministério da Saúde, o diferencial das UPA's é a estrutura simplificada que oferece exames como raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPA's, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.
Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

O projeto das UPA 24h tem três diferentes portes. Magé, pelo grande número de habitantes, vai receber uma UPA o tipo III, com capacidade para realizar cerca de 500 atendimentos diários, incluindo o atendimento odontológico e unidade ortopédica, que só está disponível nas estruturas de porte máximo. A UPA de Piabetá será construída com módulos metálicos, semelhante à estrutura do Centro Vocacional Tecnológico, o que reduz consideravelmente o tempo da obra. “Nós temos o prazo de 120 dias para entregar o prédio completo com energia e hidráulica, isso será em janeiro. Depois entra outra empresa que vai realizar as instalações hospitalares”, explicou Ronaldo de Paula, responsável técnico pela obra.

Na área com mais 2,6 mil metros quadrados, localizada no Parque Santana, atrás da 66ª DP, além da unidade hospitalar, o espaço vai contar com o projeto de urbanismo e arborização com estacionamento para as ambulâncias e infraestrutura adaptada para atender com conforto deficientes físicos e cadeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário