segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trajeto feito pela primeira locomotiva a vapor do Brasil, em Magé, será reativado

28/04/12 11:15
 
A Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, fundada em 30 de abril de 1854, em Magé, na Estação Guia de Pacobaíba e cuja data de inauguração é comemorada até hoje, no dia do Aniversário da Baixada, será reativada. Amanhã, será lançado o "trilho fundamental", o pontapé inicial da obra de revitalização do trajeto, que representou um marco na história de desenvolvimento do país.
De presente, a cidade ganhará uma réplica da primeira locomotiva a vapor no Brasil, a "Baroneza", que circulou pela primeira vez, na inauguração da estrada de ferro, em 1854. O evento está previsto para às 9 horas, na estação Guia de Pacobaíba, em Magé.
A reprodução da Baroneza foi feita por Moyses Naime Neto, de 59 anos, um lanterneiro de carros apaixonado por locomotivas, que cresceu no meio dos ferroviários. Seu avô, Domingos Torres, era o maquinista de confiança do presidente:
— Se Getúlio Vargas precisasse percorrer a região sobre os trilhos, era o meu avô que ele chamava — conta orgulhoso.
Membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Moyses está na sua terceira réplica. Na primeira, ele reproduziu o veículo, a vapor, em que o avô trabalhava, e a vendeu para um hotel. O dinheiro o ajudou na compra da casa própria, em Caxias.
A segunda foi produzida para o filme "Mauá, o imperador e o rei".
— Com motor de Opala, a Baroneza do filme chegou a percorrer cerca de seis quilômetros — explica o lanterneiro.
Moyses levou seis meses para concluir a cópia da Baroneza — ao custo de R$ 32 mil — que ficará exposta na Fundação Educacional e Cultural de Magé, junto à estrada de ferro.

Termo de cooperação técnica une esforços para a restauração
Para reativar a primeira estrada de ferro, os governos municipal e estadual assinaram um termo de cooperação técnica e vão unir esforços para garantir a restauração. O estudo de viabilização, feito pelo engenheiro Helio Suevo Rodriguez, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem e acelerar o desenvolvimento das três cidades: Rio, Magé e Petrópolis.
Segundo o estudo, a primeira etapa das obras é reativar o trecho de Guia de Pacobaíba até Bongaba, no entroncamento da Rodovia Rio-Teresópolis, uma extensão de sete quilômetros.
— A primeira etapa ficará em torno de R$ 55 milhões — comenta Helio.
Durante 72 anos, a integração barco-trem foi a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. O local era a principal via de escoamento de cargas, por onde entravam as divisas, que modificaram a região. Agora, o objetivo é impulsionar o turismo com a ligação Rio-Petrópolis em uma hora e 20 minutos.

Fonte: Extra Online

Um comentário:

  1. Passados cinco anos cabe uma pergunta; o que aconteceu. . . o trem parou, parou porquê ????? Guia de Pacobaíba, 14 de abril de 2017.

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