segunda-feira, 16 de julho de 2012

Site da Prefeitura - Projeto da PM certifica 400 alunos da rede municipal de ensino


Desde 1992, o Programa de Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vem atuando em escolas públicas levando informações sobre prevenção à violência e às drogas, um trabalho realizado de forma conjunta com o poder público municipal. Neste ano, os Policiais Militares certificam 400 alunos da rede municipal de ensino e celebram o retorno da ação na cidade.
“Estamos satisfeitos com o trabalho realizado aqui em Magé depois de um ano e meio de interrupção, por conta da falta de diálogo com o poder público, pois sem esse apoio é impossível realizar nossos objetivos. Com esse retorno, conseguimos atingir todo o bairro de Fragoso e vamos discutir com a Secretaria de Educação qual será a próxima região onde será implantado o programa no próximo semestre”, declarou Pablo Eduardo Barreto Moreira, cabo da PM e instrutor do PROERD.
O projeto que é aplicado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental teve a cerimônia de formatura realizada no Ginásio Poliesportivo do Parque Alegria, com uma festa animada pelos próprios instrutores que além de brincar com os formandos, premiou as turmas que se destacaram nas atividades, além da campeã no concurso de redação Juliana Alves de Oliveira que leu o texto em que conta sobre a experiência no programa: - aprendi a avaliar minhas amizades e pensar o que vou ser no futuro, [...] não usar nunca as drogas e passar essa ideia à frente, disse a adolescente que é aluna da Escola Municipal Gandur Assed, que foi premiada com uma medalha pela vitória. Além da escola de Juliana, participaram outras seis unidades da rede municipal de ensino:
E. M. Aureliano Coutinho
E. M. Professora Renata Franco Pereira
E.M. José de Oliveira Telles
E.M. Professora Adriana da Silva Pires
E.M. Vereador Geraldo Ângelo Pereira
E.M. Professora Elza Teixeira de Paiva
As diretoras das escolas municipais também participaram da cerimônia, e junto aos instrutores do PROERD, entregaram o certificado de participação aos alunos, e receberam o reforço da secretária municipal de Educação e Cultura, Sandra Mara Brito, que destacou a importância do trabalho conjunto e abordagem responsável de assuntos tão importantes na sociedade e se declarou fã do projeto. “Agradeço pessoalmente por não desistirem de nosso município pois esse trabalho é fundamental. Esse assunto é muito difícil de ser tratado tanto por pais quanto os professores e uma iniciativa dessa abre as portas para o diálogo e a orientação. A Secretaria não pode jamais deixar de dar total apoio na realização do PROERD e muitas escolas mageenses ainda terão a oportunidade de aproveitar essa experiência positiva”, comemorou.
O PROERD em Magé
Em 2012, o Programa de Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro comemora 15 anos de presença no município de Magé. Baseado no pilar do trabalho conjunto entre a PM com sua equipe de instrutores, a escola com seu apoio na ampliação de conhecimento e a família como instrumento fundamental para consolidação do aprendizado desenvolvido no projeto que já atendeu milhares de crianças que estudam no 5º ano de escolaridade da rede pública de ensino e está em funcionamento em todos os municípios do Rio.
Para aproximar esses três ambientes que fazem parte da vida do indivíduo ainda em fase de formação, que é o caso dos adolescentes, a primeira aula é realizada juntamente com os pais para esclarecer os métodos de trabalho e dividir com os pais a importância da participação do suporte familiar para o sucesso nos resultados. Segundo o cabo da PM, Pablo Eduardo Moreira, essa iniciativa “tem muita importância, pois não existe um trabalho preventivo nesse sentido. Temos uma vantagem em Magé, é que não há tráfico de drogas armado, então precisamos orientar esses jovens sobre as consequências que se aproximar desse mundo traz e fazer com que eles mesmos pensem e sejam responsáveis por suas escolhas e atitudes”. Ao longo do semestre são 17 lições realizadas nas unidades escolares e com material didático fornecido gratuitamente pelo programa educacional.
O oficial, que também é instrutor do programa, esclarece que o projeto também “ajuda a diminuir o estigma que o policial militar sofre, é gratificante sentir o carinho dessas crianças e os pais também recebem o projeto de braços abertos e vem conversar conosco sobre como agir e conversar com os filhos”, explicou. O terceiro sargento José Jorge da Silva Goyanna, que faz parte da equipe, ressaltou a recepção positiva do sistema de ensino municipal e que “não estamos apenas passando conhecimento, formamos hoje 400 multiplicadores que vão fazer uso daquilo que aprenderam nas aulas do PROERD e repassar a ideia para familiares, colegas e as pessoas do seu convívio, fazendo seu papel de cidadãos”.
Conheça os princípios da metodologia do PROERD, que é baseada em quatro ações para que os adolescentes se mantenham longe de atos de violência, saibam dizer não às drogas e situações de risco.
1 – DEFINIR: identifique o problema
2 – ANALISAR: pense nas opções que vocês têm e quais são as consequências de cada uma delas.
3 – ATUAR: decida pela melhor opção a que trará melhores resultados para você.
4 – AVALIAR: revise sua decisão. Por que você acha que fez uma boa escolha? Você tomaria essa decisão no futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário