quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Site da Prefeitura: Defesa Civil instala pluviômetro para ajudar na prevenção de desastres naturais


Foi instalado nesta terça-feira, 4, na Secretaria de Obras em Fragoso, um pluviômetro doado pelo Governo do Estado para ajudar na medição da água da chuva na época do verão, onde há mais riscos de desastres naturais. Agentes da Defesa Civil Estadual juntamente com o chefe de meteorologia do órgão buscaram um lugar adequado para efetuar a instalação do objeto, que ficará permanentemente na secretaria, por se tratar de um lugar estratégico dentro do município.
“Escolhemos essa secretaria por se tratar de um lugar estratégico e por ser monitorado 24 horas por um vigia, e é ele quem fará a mediação todos os dias para enviar os dados para a Defesa Civil Estadual”, afirmou o agente técnico da Defesa Civil Municipal, Arthur Castilho.
 O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo)precipitados durante um determinado tempo e local. Com a ajuda desse aparelho, a Defesa Civil poderá colocar em prática quando for necessário, o Plano de Contingência que envolve todas as secretarias em caso de emergência.
O chefe da meteorologia da Defesa Civil Estadual, Honório dos Santos, contou a importância da instalação desses aparelhos em áreas consideradas de risco. “Esse pluviômetro é de extrema importância na medição e combate aos desastres naturais. As informações que são passadas diariamente nos ajudam a saber se a quantidade de chuvas será de uma proporção que terá que ser usado o plano de contingência para a retirada das famílias das áreas de risco e assim salvar vidas, que é o mais importante”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário