terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Vá de Ônibus" - Site da FETRANSPOR para ajudar e se locomover de ônibus

 Esse site foi desenvolvido para facilitar a locomoção dos usuários do transporte. Onde mostram o percusso da linha, o valor, o ponto de referência de embarque ou desembarque e o percusso após o desembarque.

Acesse Vá de Ônibus para saber mais.

ONDE VOCÊ ESTÁ E AONDE VOCÊ QUER IR

O Vá de Ônibus oferece várias opções de busca, informando sempre Onde Você Está (origem) e Aonde Você Quer Ir (destino). Você pode informar os endereços de origem e destino, ou os Locais Especiais (aeroportos, restaurantes, pontos turísticos, entre outros) de origem e destino, ou mesclar. Veja o passo a passo para cada uma das opções de busca.
LEIA MAIS

EXEMPLOS

Abaixo estão alguns exemplos para preenchimento do campo Onde você está e Aonde você quer ir.
  • Para Av. Presidente Vargas digite Vargas.
  • Para Rua Marechal Floriano Peixoto digite Floriano ou Peixoto.
  • Para Av. Brasil digite somente Brasil.
  • Para Rua Manoel Augusto Muguet digite somente Augusto.
  • Para Rua Salomão Vergueiro da Cruz digite somente Vergueiro ou Cruz.
  • Para Avenida Santos Dumont digite somente Santos ou Dumont.
* Atenção: A maioria dos ônibus para qualquer lugar, saindo de Piabetá, têm a origem ou destino na Avenida Santos Dumont, e os outros Distritos em suas principais vias.
E as linhas que vão em direção ao Centro (Central), Duque de Caxias e Penha, são as principais para poderem mudar de "rota", no caso de ter que pegar outro ônibus ou outro transporte (Van, Barca, Trem ou Metrô).

DICAS

Ao escolher a opção Endereço, tanto no campo Onde Você Está como no campo Aonde Você Quer Ir, é preciso ter alguns cuidados na digitação dos nomes para garantir o sucesso na busca. Leia com atenção as Dicas abaixo antes de digitar os endereços:
  • Escolha na lista de municípios aquele em que você se encontra e aquele para o qual deseja ir.
  • Não digite as palavras “rua”, “avenida” , “estrada”, etc. Informe apenas o nome do logradouro.
  • Nos logradouros (ruas, avenidas, travessas, etc) cujos nomes tenham três ou mais palavras, digite somente uma das palavras que compõem o nome.
  • Termos como presidente, coronel, general, marechal, senador, etc não devem ser digitados.
  • Não digite acentos, cedilha ou hífen.
  • Não use preposições.
  • Para nomes de logradouros que possam apresentar grafias distintas, tente todas as grafias possíveis.
  • Logradouros com numerais digite por extenso.
  • Você pode informar o número do logradouro Onde você está ou Aonde você quer ir. A informação não é obrigatória, mas ajuda na busca de linhas de ônibus que passem o mais próximo do número informado.
  • Caso você não encontre o endereço desejado, procure usar nomes de logradouros conhecidos e movimentados que sejam próximos aos pontos de partida ou chegada que você procura.

LOCAIS ESPECIAIS

Os Locais Especiais servem como pontos de referência de sua origem e de seu destino. O Vá de Ônibus oferece uma lista desses Locais Especiais, agrupados por categorias - aeroportos, rodoviárias, restaurantes, teatros, escolas, supermercados, postos de gasolina, shoppings, pontos turísticos, etc.
Para informar um Local Especial como ponto de partida ou chegada, ou ambos, basta selecionar o município em que este local fica localizado e digitar o nome do Local Especial que deseja consultar. Por exemplo, se o Local Especial a ser informado é o Cristo Redentor, escolha a o município do Rio de Janeiro, e em seguida no campo Rua/Avenida, digite Cristo Redentor.
Ao clicar direto em um dos Locais Especiais relacionados, automaticamente o nome do Local escolhido aparecerá no campo Aonde Você Quer Ir. Neste caso, se você realmente deseja saber como chegar ao Local Especial selecionado, terá que preencher apenas as informações do campo Onde Você Está.
Todos os Locais Especiais estão cadastrados por municípios. Portanto, se há algum Local Especial que não conste em nossa lista, envie sua sugestão informando o nome do Local, a categoria (pontos turísticos, restaurantes, aeroportos, etc), o município onde está situado e o endereço completo.

CONFIRMAR ENDEREÇOS

Ao informar o Endereço de origem (no campo Onde Você Está) e de destino (no campo Aonde Você Quer Ir), há algumas dicas para a digitação dos nomes dos logradouros  que ajudarão a fazer uma busca mais segura.
Após a busca pelos endereços de origem e destino, aparecerá uma lista com os nomes de logradouros que contenham as palavras digitadas.
Você deverá escolher um dos nomes e confirmar os endereços.
A escolha do nome do logradouro e sua confirmação deverão ser realizadas sempre que o Vá de Ônibus apresentar uma lista com os possíveis endereços de sua busca.
Caso nenhum dos nomes de logradouros relacionados seja aquele que você deseja informar como origem ou destino, será necessário proceder a uma nova busca.

ORDENAÇÃO

O Vá de Ônibus permite que você ordene as opções de rota que serão listadas de acordo com os seguintes critérios:
  • Menor custo total das tarifas das linhas do percurso
  • Menor distância percorrida pelas linhas, em quilômetros
  • Menor distância percorrida a pé, em metros
  • Menor número de transbordos (baldeações) a serem realizados durante o percurso
Coloque os critérios de busca na ordem de sua preferência.
O Vá de Ônibus apresentará uma lista com as 5 primeiras opções na ordem de preferência que você determinou. No caso de existirem menos de 5 opções, todas elas serão listadas.
Exemplos:
  • Se você escolheu como primeiro critério o menor número de transbordos (baldeações), serão listadas as opções de percurso que não tiverem transbordos, seguidas das opções com apenas um transbordo e assim por diante. Neste caso, pode ser que as opções relacionadas sejam as de maior custo.
  • Se você escolheu como primeiro critério o menor custo total das tarifas, serão listadas as opções mais baratas para o percurso. Neste caso, pode ser que as opções relacionadas sejam as de maior distância a ser percorrida pelas linhas ou necessitem de transbordos no meio do percurso.
Após definir o critério de ordenação, escolha na lista uma das opções.
Ao clicar na opção desejada, o Vá de Ônibus abrirá uma página contendo um quadro com nome e número da primeira linha a ser utilizada, dados totais sobre custo, caminhadas a pé (metragem) e distância percorrida pelas linhas (quilometragem), bem como o passo a passo que você deverá seguir para chegar ao destino desejado, além do desenho da rota selecionada.

LINHAS

Linhas
Após escolher a rota, clicando sobre uma das opções listadas, o Vá de Ônibus abrirá uma página contendo, na parte superior, o mapa, e na parte inferior, um quadro com nome e número da primeira linha a ser utilizada, dados sobre custo, caminhada e distância, bem como o passo a passo do percurso a ser percorrido.
Entenda as informações do quadro:
  • Custo – Será apresentado o valor da tarifa por linha e o somatório total do percurso, caso tenha mais de uma linha.
  • Caminhada – Serão informadas a distância de cada trecho e a distância total, em metros, a ser percorrida a pé entre o local onde você se encontra e o ponto de embarque da linha, entre os pontos de transbordo (se houver) e entre o ponto de desembarque final e o local de destino desejado.
  • Distância – Será informada a distância percorrida pelas linhas, com as quilometragens  por linha e total, do percurso dos ônibus.
Percurso passo a passo
A explicação abaixo considera a utilização de apenas uma linha:
  1. O primeiro passo informa como chegar ao ponto de embarque e onde fica localizado. Se houver necessidade de caminhar até o ponto, é informada a distância aproximada em metros a ser percorrida a pé entre o local de origem e o ponto de embarque.
  2. O segundo passo informa o nome e número da linha na qual o usuário deve embarcar.
  3. O terceiro passo informa o ponto de desembarque.
  4. O quarto passo informa como chegar ao destino desejado. Se houver necessidade de caminhar, é informada a distância aproximada em metros a ser percorrida entre o ponto de desembarque e o local de destino.

COMO USAR O MAPA

O Vá de Ônibus permite a visualização da rota escolhida através de um mapa com todas as informações sobre o trajeto.
Entendendo o Mapa
Você precisará utilizar a ferramenta de Zoom  selecionando o ícone Zoom para marcar o local e visualizar os pontos.
Para deslocar o mapa em qualquer direção, utilize a ferramenta Pan selecionando o ícone ícone mãozinha

Fonte: Vá de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário