sexta-feira, 29 de abril de 2016

Caminho do Ouro, Ruínas do Engenho da Fazenda Pau Grande e Igreja Nossa Senhora da Piedade de Inhormirim

Magé é um dos municípios mais antigos do Brasil, e isso o possibilitou a ter um legado histórico do Brasil Colônia, como engenhos e igrejas. Algumas das mais conhecidas são: o Caminho do Ouro, o Engenho da Fazenda Pau Grande e a Igreja de Nosso Senhora da Piedade de Inhomirim.

Caminho do Ouro
Na Serra da Estrela ou Serra dos Órgãos se encontra o Caminho do Ouro. Uma trilha construída por escravos de Bernado Soares de Proença em 1724 com pedras. Proença era um rico fazendeiro da cidade, que trazia ouro de Minas Gerais até Magé. Por esta façanha a trilha foi batizada pelos escravos e aventureiros como “Caminho do Ouro ou Caminho Novo das Gerais”. A calçada de pedras ia de Vila Inhomirim, em Magé, até o bairro Secretário, em Petrópolis, e levou aproximadamente dois anos para ser construída.

Uma grande parte do ouro do nosso país foi transportado através deste caminho. A trilha hoje é um atrativo para os amantes da natureza e seu calçamento é considerado um trabalho de arte e harmonia.
A travessia é feita por dentro de Mata Atlântica, onde é possível encontrar várias espécies de bromélias, musgos, samambaia e animas como macacos, preguiças, caxinguelê, gambá e até mesmo jaguatiricas. Belos córregos e cachoeiras podem ser encontradas ao longo do caminho.


Ruínas do Engenho da Fazenda Pau Grande
As ruínas formam um cenário impressionante dada a perfeição na sua arquitetura e grandiosidade. O tempo vem transformando a imagem do Engenho em uma arte digna de grandes artistas. O local é circundado pela Mata Atlântica e por várias cachoeiras, além de uma trilha calçada por pedras que deveria no passado servir de escoadouro para contrabando de pedras preciosas e ouro, pois o caminho dá acesso à Petrópolis e Teresópolis.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim
Construída em 1696 em Bongaba, a Igreja na época foi escolhida para ser sede Paroquial e Capital do Distrito Miliciano que compreendia os territórios das freguesias de Nossa Sra. Da Piedade de Magé, de Nossa. Sra. Da Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí. Com isto se tornou não só o centro da freguesia, mas de toda a Baixada Fluminense. Sua influência ultrapassava a Serra da Estrela até o Rio Paraíba.

A igreja está localizada no Antigo Caminho dos Mineiros, que se ligava do Porto Estrela até o Caminho Novo de Bernado de Soares de Proença. De estrutura pequena, mas de beleza singular, foi a primeira a ser construída sem as formalidades exigidas pela Corte de Portugal. Nesta igreja foi batizado o herói e Patrono do Exército Nacional Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.


Fonte: Prefeitura da Magé

Um comentário: